Dentes quebrados: o que fazer

Julho 2017

Quebrar, rachar ou perder um dente causa nervosismo e apreensão. No entanto, medidas simples podem resolver o problema sem grandes transtornos. Além disso, os avanços no campo da odontologia estética têm permitido resultado de reimplante e colagem cada vez melhores, garantindo a manutenção do sorriso.


O que fazer

A atitude mais importante ao quebrar ou perder um dente é manter a calma e buscar recolher no chão as partes que foram perdidas. Na sequência, é necessário lavar o dente apenas com água corrente. Não use sabão ou nenhum produto que pode corroer o esmalte dentário.


Logo depois, você deve manter o dente perdido em uma solução de soro fisiológico (caseiro ou industrial) ou leite. Se você não tiver nenhum dos dois produtos à mão, use a própria saliva.

O dente precisa permanecer embebido até a ida ao dentista, que, de preferência, deve ser imediata. No consultório, o dente será reimplantado ou colado.

Caso a perda do dente tenha sido completa, estanque o sangue com algodão.

Técnicas reparadoras

Atualmente, os avanços da odontologia estética garantem resultados muito satisfatórios para quem rachou ou quebrou um dente. Técnicas de colagem e reimplante já estão difundidas em consultórios de dentista. Procure um profissional especializado e não tente resolver o problema em casa.

Depois do reimplante

Após realizar o reimplante ou a colagem do dente quebrado, é importante evitar comidas muito duras por algumas semanas. Esportes de contato, como futebol e lutas, devem ser praticados com um protetor bucal.

Bruxismo

O bruxismo, ranger de dentes durante o sono, pode provocar rachaduras, esfarelamento e pequenas fraturas nos dentes. As técnicas para reparar o problema são as mesmas de quebras por trauma. No entanto, o distúrbio do sono precisa ter suas causas, geralmente psicológicas, tratadas simultaneamente por um especialista.

Foto: © Valua Vitaly - Shutterstock.com

Veja também

Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 11 de julho de 2017 às 16:19 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Dentes quebrados: o que fazer', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.