O que fazer para dormir bem

Agosto 2017


Dormir bem é indispensável nos dias de hoje, quando cada vez se trabalha mais e situações de estresse se acumulam durante o dia. O sono também garante o bom desenvolvimento das capacidades cerebrais e de certas funções metabólicas. Além disso, uma boa noite de sono começa com a preparação correta.

Respeito ao relógio biológico

O corpo é regulado por um relógio interno controlado pelo hipotálamo. Por conta dele, o metabolismo chega ao máximo de ativação entre 16h e 19h e desacelera entre 3h e 4h da manhã. Esse relógio biológico funciona, por exemplo, de acordo com a luminosidade recebida e pode variar e ser ressincronizado em função da nossa vida social.

Um grande desequilíbrio entre esse relógio interno e o modo dia-noite da pessoa pode engendrar sérios riscos em indivíduos de todas as idades. Os problemas variam de dificuldade de aprendizado e memorização até ganho de peso. Especialistas em sono defendem que a duração ideal da vigília deve ser de sete horas por noite.

Hábitos que devem ser evitados

Atividades realizadas diante de uma tela (computador, celular, televisão) afetam o relógio biológico. Devemos interrompê-las ao menos uma hora antes de deitar para descansarmos os olhos para o momento de dormir. Saídas noturnas em sequência também atrasam o relógio biológico. O organismo se adapta rapidamente a uma vida noturna, mas encontra dificuldades para se regular novamente. O melhor conselho é adotar, na medida do possível, um ritmo de sono regular, com mesmos horários para deitar e levantar durante a semana.

Se você for um adepto da sesta (cochilo logo após o almoço), evite prolongar esse sono da tarde por muito tempo. Na maioria dos casos, 20 minutos são suficientes. Se você precisa de muito mais tempo talvez esteja com problemas para dormir à noite. Também é importante evitar bebidas excitantes, como café, chá e álcool, e o cigarro logo antes de deitar, pois eles retardam a chegada do sono. Refeições pesadas no jantar também devem ser evitadas.

O uso de medicamentos para dormir não são recomendados, pois viciam e, pesquisas recentes revelam, diminuem a expectativa de vida. Dê preferência para técnicas de medicina alternativa, como fitoterapia e acupuntura, para resolver problemas do sono e regular o relógio biológico de maneira mais natural.

Foto: © Fotolía.

Veja também

Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 10 de agosto de 2017 às 11:04 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'O que fazer para dormir bem', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.