Micoses

Novembro 2017


Definição

as micoses são problemas provocados por fungos microscópicos. Eles podem afetar a pele, as unhas, os cabelos, o aparelho digestivo, os órgãos genitais... As micoses que afetam o ânus são mais comumente causadas pelas leveduras como a cândida, naturalmente presente no aparelho digestivo sem nenhuma retenção clínica, mas que em algumas circunstâncias, podem se tornar patogênicas (responsáveis por sintomas). Essas micoses anais surgem geralmente de maneira pontual, mas podem também ser crônicas, frequentemente em pessoas imunodepressivas ou pessoas de idade. A micose anal pode igualmente ser causada pela extensão de uma micose inicialmente genital para o ânus.

Manifestações

os sintomas de uma micose anal são os seguintes:
  • Coceiras;
  • Sensação de queimação;
  • Vermelhidões;
  • Às vezes um escoamento;
  • Lesões induzidas pela coceira.

Diagnóstico

o diagnóstico da micose anal é feito através de um exame físico do ânus e da região ao seu redor. Em geral, nenhum exame complementar não é necessário e o tratamento é simples, ou seja, a prescrição de um tratamento adaptado sem certeza diagnóstica que causa uma diminuição dos sinais clínicos, permitindo confirmar posteriormente o diagnóstico. Em raros casos, uma amostra das eventuais lesões é possível para colocação em cultura e identificação do micro-organismo em causa.

Tratamento

o tratamento da micose anal se faz através de um tratamento médico, geralmente local, em forma de um creme ou pomada antimicósica. Em alguns casos, principalmente nas pessoas cuja imunidade é diminuída, antifúngicos (sinônimo de antimicósico) por via oral são prescritos.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Micoses', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.