Parto em casa: riscos e complicações

Novembro 2017

Cada vez mais mulheres decidem fazer o parto em casa. A excessiva medicalização da gravidez é o principal motivo para a adoção desse método natural e menos traumático para a gestante.


Como escolher o parto em casa

A escolha por essa modalidade de parto deve ser feita pela mulher munida do máximo de informações possível sobre os riscos dessa técnica e de outras formas de parto.

Presença de um obstetra

O parto em casa costuma se desenvolver no quarto da mulher, com a presença do pai do bebê e de uma parteira. Nesses casos, a presença de um obstetra é opcional.

Riscos do parto em casa

Um parto em casa só é possível se a gravidez não apresenta risco e se seu desenvolvimento foi estável. Outro grande problema é a resistência que muitos médicos têm em permitir que a mulher realize o seu parto em casa, ainda mais quando deseja prescindir da presença de um profissional de saúde. Em partos domiciliares, há maiores riscos de hemorragias e a resposta em caso de haver necessidade de uma cesariana ou uso de fórceps é mais lenta. A hemorragia é ainda hoje a principal causa de morte materna.

O que fazer caso haja complicações

Em caso de alguma complicação, que ocorre em cerca de 10% dos casos, a gestante deve ser transportada imediatamente para um hospital, antes que o problema afete a saúde da mulher e ponha em risco a vida do bebê.

Complicações do parto em casa

O surgimento de complicações durante um parto em casa pode ter consequências graves para a mãe e o bebê. Em casos de mulheres que têm seu bebê em casa por uma situação emergencial, os riscos são ainda maiores, especialmente entre mães de baixa renda, para as quais o auxílio profissional costuma ser menor.

Foto: © Rohappy - Shutterstock.com
Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 21 de junho de 2017 às 12:17 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Parto em casa: riscos e complicações', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.