Como retomar a prática esportiva

Setembro 2017

Retomar a prática de esportes após pausa de vários meses ou anos por falta de tempo, preguiça, lesão, doença ou gravidez, por exemplo, pode representar riscos que precisam ser evitados. Parar de praticar uma atividade esportiva provoca uma diminuição da massa muscular e densidade óssea. Durante a recuperação, o rendimento é menor, os riscos de aparecer dor, fadiga, lesões e desconforto respiratório são mais graves.


Exame médico

Durante a volta à prática de um esporte, é aconselhável procurar o conselho do seu médico, monitorar a pressão arterial e, eventualmente, fazer exames preliminares, especialmente se você tiver mais de 40 anos e uma ou mais doenças crônicas ou se a interrupção da prática do esporte foi devido a uma lesão.

Não retornar a prática com uma atividade nova

Não é recomendado retomar o esporte para uma nova atividade, porque o risco de lesões é maior, uma vez que a pessoa não controla bem a técnica e posturas a serem adotadas. Portanto, corre um risco maior de sofrer lesões ao fazer movimentos inadequados.

Escolha do esporte

De preferência, a menos que haja alguma contraindicação médica, escolha um esporte que já tenha praticado. Corrida, ciclismo ou natação são aconselhados por serem esportes comuns e a maioria das pessoas já os praticou, nem que seja de forma informal, alguma vez na vida.

Retomar o esporte progressivamente

Antes de retornar a corrida, por exemplo, faça algumas sessões andando em marcha rápida e vá aumentando progressivamente a velocidade e a duração. Você pode fazer sessões de 15 a 20 minutos, em média, durante as primeiras duas ou três semanas e, em seguida, aumentar gradualmente a duração do esforço passando a 30 minutos e depois 45 minutos. Então, é aconselhado treinar duas vezes por semana durante 45 minutos a 1 hora, em média.

Importância do aquecimento

O aquecimento, que é sempre importante, se torna ainda mais fundamental depois de um tempo sedentário. Fazer 10 minutos antes da prática de esporte permite uma boa preparação.

Parar em caso de dor

O aparecimento de uma dor durante a atividade esportiva impõe imediatamente a sua interrupção, especialmente se a dor ocorrer devido a uma lesão que causou esta interrupção. Um retorno à atividade pode ocorrer com precaução, se não houver havido lesão séria, dois ou três dias mais tarde.

Hidratação

Não se esqueça de beber água regularmente, a fim de estar hidratado o suficiente para permitir uma boa função muscular e prevenir lesões.

Repousar e realizar alongamentos

Caminhe lentamente respirando fundo por cerca de cinco minutos e, em seguida, faça exercícios de alongamento.

Massagens

Uma massagem leve após o exercício pode ser muito benéfica.

Alimentação e tabaco

Adote uma dieta saudável e não pule refeições. À tarde, tome sucos ou coma uma fruta, por exemplo. Se você quer praticar esporte, você deve deixar o cigarro. É uma troca bastante saudável.

Caso especial: após uma doença

Procure o conselho de seu médico em caso de doença, tais como doenças cardiovasculares, asma ou câncer.

Foto: © stylephotographs - 123RF.com

Veja também

Publicado por Joana.Saude. Última modificação: 4 de agosto de 2017 às 15:50 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Como retomar a prática esportiva', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.