Como ajudar um dependente químico

Normalmente, é difícil para um parente ou amigo perceber que a pessoa ao lado está sofrendo de dependência química, seja de álcool, tabaco, drogas ilícitas ou medicamentos. Como se dar conta do vício e ajudar essa pessoa? Veja, abaixo, algumas dicas de como agir.

Como tratar um dependente químico

Muitas vezes, certas circunstâncias podem tornar bastante difícil o diálogo com o dependente. No caso de pais tentando controlar seus filhos adolescentes, essa imposição de limites pode ser vista pelo jovem como uma tentativa de impedir suas ações, resultando no descumprimento dos conselhos e ordens. Além disso, a maioria dos dependentes químicos não se dá conta do vício e, por acreditar que seu corpo e mente estão sob controle, acaba não conseguindo identificar os perigos as quais suas ações podem lhe expor.

Como a família pode ajudar um dependente químico

Em primeiro lugar, trate sempre de começar e manter o diálogo com o dependente de maneira calma e serena. Uma atitude intempestiva pode colocar tudo a perder e dificultar a recuperação do paciente. É preciso ter paciência e compreensão com o estado de saúde da pessoa e tentar ao máximo que ele próprio entenda os riscos de sua conduta e queira receber tratamento. O dependente tende a reagir muito mal se for internado a força numa clínica de reabilitação.

Como lidar com dependente químico em recuperação

Ditar a conduta que o dependente precisa ter e tratá-lo como criança não são expedientes adequados para auxiliar um viciado a se recuperar. É preciso conduzir a pessoa a reconhecer que ela está dependente. Além disso, o parente ou amigo não deve agir como médico, tentando resolver sozinho a situação de vício. Em todo caso de dependência química, o tratamento é feito com acompanhamento profissional. Não se deve também esperar que a situação piore ou que a conduta do viciado afete outras pessoas para buscar uma conversa e a solução do problema.

Quem pode ajudar um dependente químico

Deve-se buscar conselhos de um médico de confiança para que o paciente seja encaminhado a um bom centro de recuperação. Associações como os Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos também são muito eficazes na reabilitação, principalmente por colocar o dependente em contato com outras pessoas que sofrem do mesmo problema.

Foto: © arcady31 - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Como ajudar um dependente químico', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade