Benefícios da esfoliação

A esfoliação é o gesto de beleza por excelência. Para estar suave, a pele tem que respirar e, para isso, é imprescindível esfoliar tanto o corpo quanto o rosto de forma regular. Atualmente, é possível encontrar esfoliantes para todos os gostos e todas as partes do corpo em farmácias.

Importância de esfoliar o corpo

A esfoliação permite eliminar as células mortas da superfície da pele para purificá-la e extrair dos poros o sebo que os obstrui. Progressivamente, a esfoliação deixa a pele mais lisa, firme e, sobretudo, faz com que ela fique mais receptiva aos cuidados que aplicamos. Muitas culturas no mundo utilizam a esfoliação vigorosa uma ou duas vezes por semana para ajudar a pele a ficar mais radiante e aumentar a sensação geral de vitalidade.

Quais produtos escolher para fazer a esfoliação

Entre esfoliações à base de sementes, argila, partículas de pedra-pomes e enzimas absorventes, o adequado seria escolher o produto com base no tipo de pele, textura e modo de uso.

Esfoliação para peles normais

As peles normais têm o inconveniente de que o leque de produtos é muito amplo. Todos os produtos esfoliantes podem ser utilizados, conquanto que não sejam muito agressivos para a pele. Todas as fórmulas podem ser usadas, com grãos naturais ou sintéticos.

Esfoliação para peles mistas ou oleosas

Este tipo de pele necessita ser esfoliada mais do que qualquer outro. Toleram bem as texturas com muitos grãos ou com partículas sintéticas, que garantem uma limpeza em profundidade.

Esfoliação para peles secas ou sensíveis

Como são mais frágeis, as peles secas necessitam uma esfoliação suave.

O uso de óleo em um creme esfoliante

O óleo nutre a pele e mantém o corpo flexível. Esfregar e massagear o corpo com óleos ou cremes oleosos para que penetrem na pele é uma prática muito usada em métodos de cura.

Foto: © Valua Vitaly - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Benefícios da esfoliação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade