Arterite

Novembro 2017


Definição

Uma arterite é uma inflamação das paredes das artérias. Existem alguns tipos como a de takayasu e a que afeta a artéria temporal (doença de Horton), da artéria retiniana (que irriga os olhos). No caso de uma arterite obliterante dos membros inferiores ou AOMI, o mecanismo é diferente porque está mais comumente ligada a um depósito de gordura (aterosclerose) ao invés de uma inflamação propriamente dita.

Manifestações

A arterite se manifesta diferentemente de acordo com a região que ela afeta.
Na artéria temporal e na artéria retiniana, a arterite causa:
  • Dores de cabeça,
  • Transtornos de visão,
  • Dores e fraqueza muscular,
  • Ás vezes um emagrecimento.

Nos membros inferiores, a arterite causa:
  • Dificuldade de caminhar (dores intermitentes),
  • Câimbras nas pernas (pé, tornozelo),
  • Dores mesmo quando parado e pouco a pouco à noite.

Diagnóstico

O diagnóstico da arterite é feito quando o médico encontra os sintomas citados acima, associados a uma diminuição da percepção de pelos (na artéria afetada, temporal ou femoral no nível dos membros inferiores). Exames complementares confirmam o diagnóstico: Doppler (que permite visualizar a flutuação do sangue nas artérias), arteriografia (radio que permite visualizar a rede arterial graças a um produto opaco).

Tratamento

O tratamento da arterite temporal ou doença de Horton faz uso de corticoides.
O tratamento da aterosclerose consiste em interromper ou controlar todos os fatores de risco desta patologia (colesterol, tabaco, combater o sobrepeso, controlar a tensão, a diabetes). Além disso, é necessário que o paciente caminhe todos os dias. Ele também pode precisar tomar medicamentos destinados a evitar a formação de coágulos (anticoagulante) e para dilatar as artérias (vasodilatadores). Em alguns casos procedemos a uma intervenção cirúrgica consistindo na dilatação dos vasos com a ajuda de um pequeno balonete. Outros métodos cirúrgicos existem: a desobstrução da artéria ou ainda a ponte que consiste em criar uma derivação para contornar a parte entupida da artéria.

Prevenção

A prevenção da arterite passa pelo respeito a algumas regras:
  • Observar uma boa higiene alimentar, ou seja, comer de maneira saudável, variada e equilibrada;
  • Ter uma boa higiene de vida: praticar um esporte de maneira regular (ou no mínimo caminhar todos os dias por meia hora);
  • Não fumar de maneira alguma e não beber álcool;
  • Tratar os problemas tais como a diabetes, a hipertensão arterial e os transtornos de colesterol, mas também o sobrepeso;

Se fazer acompanhar pelo seu médico se existem antecedentes de arterite na família.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:47 por asevere.
Este documento, intitulado 'Arterite', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.