Nevralgia de Arnold

Novembro 2017


Definição

e nevralgia de Arnold ou arnoldalgia é um problema do nervo de Arnold, ou nervo grande ociptal, situado na base do crânio no nível do nascimento da coluna vertebral. Trata-se de um nervo periférico que permite a sensibilidade do couro cabeludo e certo número de movimentos da cabeça. Essa neuropatia periférica é secundária a uma compressão deste nervo e pode ser provocada por traumatismos da zona cervical, mais raramente por uma doença reumática, a siringomielia ou outra causa de compressão. O tratamento médico é de reeducação. Um gesto cotidiano adaptado permite prevenir a nevralgia de Arnold.

Manifestações

a nevralgia de Arnold se manifesta geralmente por uma dor viva, contínua ou intermitente, que irradia da parte de trás da nuca para a região frontal. Ela pode ser desencadeada por uma pressão do dedo na zona cutânea situada em relação ao nervo. O paciente se queixa de uma sensação de queimação quando o pescoço é movido, às vezes de dores de cabeça ou hipersensibilidade do couro cabeludo.

Diagnóstico

uma dor viva da nuca na região orbitária, a impressão de ter dores nos cabelos" e a dificuldade de mover o pescoço dão sinais evocadores de uma potencial nevralgia de Arnold. O exame clínico é completado por uma imagem cervical

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Nevralgia de Arnold', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.