Nevralgias faciais

Novembro 2017


Definição

as nevralgias faciais se manifestam por dores agudas (ou paroxísticas) de um ou mais territórios da face. O nervo trigêmeo é um nervo craniano que garante por sua vez a sensibilidade da face por intermediário de três ramos, mas também o movimento dos músculos permitindo a mastigação. Em caso de problema neste nervo, isso resulta em sintomas podendo se identificar a essas funções, como transtornos da sensibilidade da face. Distinguimos classicamente dois tipos de nevralgias da face: a nevralgia chamada de essencialmente do trigêmeo, sem causa identificada e aparecendo principalmente nas mulheres em torno de 50 anos, e a nevralgia secundária a outras patologias causando a compressão ou irritação deste nervo ou de um dos seus ramos sobre o seu trajeto.

Manifestações

a nevralgia essencial do trigêmeo se manifesta pelos sintomas seguintes:
  • Uma dor da face, espontânea ou causada pela mastigação;
  • Essa dor afeta apenas um lado do rosto;
  • Ela se apresenta com descargas elétricas brutais;
  • Essas dores afetam apenas um lado do rosto, seja a zona indo do queixo até a testa e passando pela bochecha, seja a zona situada entre a boca, o nariz e o olho, o que é o caso mais comum, ou ainda a zona situada entre a parte acima do olho e a ponta do crânio.
  • Geralmente, as dores surgem por acesso sobre alguns dias.

A nevralgia secundária do trigêmeo apresenta algumas variantes, principalmente a persistência de uma dor entre as crises dolorosas. Os três ramos podem ser afetados simultaneamente.

Diagnóstico

um exame clínico é suficiente geralmente para diagnosticar uma nevralgia facial. Enquanto isso, certo número de exames complementares serão realizados para procurar uma causa identificável para essas dores nervosas: um scanner cerebral ou IRM, além de uma análise de sangue, serão geralmente necessários.

Tratamento

quando uma causa é identificada pelos exames complementares, seu tratamento é indispensável. Para as nevralgias essenciais do trigêmeo, medicamentos, geralmente da classe dos antiepiléticos, são utilizados. Duas outras técnicas são consideradas em casos de incômodo importante apesar dos tratamentos médicos: uma intervenção cirúrgica para descomprimir o nervo, ou uma termocoagulação percutânea.

Prevenção

a nevralgia facial é geralmente inacessível a uma prevenção.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Nevralgias faciais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.