Nevrite vestibular

Novembro 2017


Definição

a nevrite vestibular é uma resposta inflamatória do nervo vestibular situado no coração da orelha, após uma agressão por um vírus. Ela causa vertigens importantes e de aparição súbita, acompanhadas ou não por náuseas ou vômitos, sem apresentar de qualquer forma sinais neurológicos ou auditivos. A manifestação da nevrite vestibular pode parecer inquietante, mas trata-se de uma doença benigna. É uma causa frequente das vertigens e geralmente, as sensações de vertigem além de outros sintomas, duram de uma a mais semanas, e a cura é espontânea, sem deixar nenhuma sequela.

Manifestações

a nevrite vestibular é responsável por sintomas inquietantes de início brutal:
  • Vertigens rotatórias;
  • Náuseas;
  • Vômitos.

Nenhum sinal auditivo nem neurológico aparecem neste contexto.
Os sintomas duram alguns dias antes de retornar ao normal.

Diagnóstico

Um exame clínico geral é completado pelo das orelhas e alguns testes simples posicionais para detectar o surgimento ou não de vertigens. Nenhum outro exame é necessário para realizar o diagnóstico, mas no quadro da procura de outras patologias possíveis, de testes auditivos, uma imagem cerebral ou testes particulares chamados de testes vestibulares calóricos (utilizando água a diferentes temperaturas colocada na orelha) podem ser solicitados. Esses exames permitem excluir as causas das vertigens sérias a graves (tumor do cérebro, AVC, consumo excessivo de medicamentos...).

Tratamento

o paciente é colocado em repouso, deitado, desde alguns dias até diversas semanas enquanto os sintomas durarem. Medicamentos contra náuseas chamados de antieméticos são prescritos enquanto as vontades de vomitar persistirem. Por fim, o paciente pode ser dirigido para um especialista para a realização de uma reeducação vestibular que ajudará a corrigir as sensações de vertigens.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Nevrite vestibular', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.