Cuidados para viajar grávida

A gravidez não é uma doença e é possível, tomando certas precauções, continuar vivendo normalmente durante os meses de gestação. Se você marcou uma viagem e agora está grávida, não cancele o passeio. Tome certos cuidados e aproveite.

Escolha o melhor momento

Na teoria, se a sua gravidez está se desenvolvendo sem sustos, você pode viajar a qualquer momento. Porém, na prática, o segundo trimestre de gravidez é sem dúvidas o momento mais apropriado. Isso ocorre porque as complicações dos primeiros três meses, principalmente em mães de primeira viagem, já se foram e sua barriga ainda não limita a movimentação.

Independentemente do momento escolhido, converse sobre a sua intenção com seu médico. Leve os medicamentos que você pode necessitar tomar e garanta que você terá a condição de procurar apoio médico durante a viagem.

Além disso, procure se informar sobre a política da companhia aérea escolhida sobre passageiras grávidas. Em alguns casos, a empresa exige a apresentação de uma liberação médica. Em caso de dor ou incômodos durante a viagem, reduza o ritmo de sua programação. A gravidez e a saúde do bebê estão em primeiro lugar.

Escolha um bom destino

O mais importante é escolher um local que não apresente grandes riscos para você e sua gravidez. Garanta que as condições mínimas de higiene estejam asseguradas no local das férias e fique atenta ao que você come e bebe.

Leve em conta que certos destinos exigem vacinas que, em alguns casos, podem ser proibidas para grávidas. Por conta disso, evite também os países com altas taxas de paludismo e transmissão de doenças por insetos. Em qualquer situação, procure um médico também para observar os riscos de viajar para determinadores lugares.

Se você for à praia, use filtro solar sem moderação já que a gravidez favorece o surgimento de manchas na pele, exacerbadas com a exposição ao sol. Em resumo, dê preferência para locais tranquilos onde você possa alternar momentos de atividade com repouso.

Escolha o melhor transporte

Todos os meios de transporte podem ser usados durante a gravidez se forem observadas certas medidas preventivas. Em carros, mantenha o cinto de segurança afivelado, ajeitando a parte inferior logo abaixo do ventre. Pare e desça do carro a cada duas horas para esticar as pernas e auxiliar na circulação e beba muita água. Faça o mesmo em ônibus, saltando nas paradas e levantando rapidamente durante a viagem. No avião, observe as recomendações da companhia aérea. Em cruzeiros, prefira navios maiores, pois os riscos de enjoo são reduzidos.

Foto: © Samuel Borges Photography - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Cuidados para viajar grávida', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade