Sintomas e efeitos da fibromialgia


A fibromialgia se caracteriza por uma série de sintomas que têm como ponto em comum a dor. O grande problema da doença é que suas causas ainda são pouco conhecidas até mesmo por especialistas. Esse fator explica, inclusive, porque essa patologia não foi reconhecida como doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS) até 1992.

Sintomas da fibromialgia

A fibromialgia é marcada por dores crônicas difusas ao nível muscular e articular sem explicações evidentes. Seus sintomas são duradouros e os tratamentos clássicos contra as dores musculares e nas articulações não trazem melhora aos pacientes.

Sofrendo de dores ao longo de todo o dia, o paciente com fibromialgia passa a sofrer de fadiga intensa e dificuldades de obter um sono reparador. Muitas vezes, a pessoa acorda mais cansada do que estava na hora que deitou. Além disso, a fadiga muscular desses pacientes é maior após a realização de algum esforço.

Outras manifestações físicas podem surgir em decorrência das dores da fibromialgia, como problemas na articulação dentária e problemas de digestão, como a colite crônica.

Sintomas flutuantes

Os sintomas da doença são flutuantes. Há períodos em que o paciente consegue levar uma vida normal, sem dores ou com intensidade bastante reduzida. Em outras ocasiões, as dores reaparecem com força e se mantêm por semanas. A única certeza é que as dores irão voltar.

Efeitos mentais da fibromialgia

Principalmente quando se manifesta em pessoas idosas, a fibromialgia também pode ter efeitos sobre a mente dos pacientes. Muitos portadores apresentam dificuldade de memorização e concentração devido às dores. Imagina-se que o cérebro está tão ocupado com a geração e reação à dor que não consegue focar em outras questões. Em muitos casos, os sintomas persistem mesmo quando as dores diminuem. Pessoas com fibromialgia também sofrem manifestações recorrentes de ansiedade e depressão. Os quadros psíquicos são causa e consequência da doença e sua manutenção.

Foto: © Zdenka Darula - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Sintomas e efeitos da fibromialgia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade