Obesidade

Novembro 2017


Definição

a obesidade define uma sobrecarga ponderal de um indivíduo, causada por um grande acúmulo de massa gordurosa. Diversos estudos mostram a implicação de alguns genes no surgimento da sobrecarga ponderal e obesidade. Eles podem se fato ter um papel importante na pré-disposição à obesidade influenciando o comportamento alimentar, a produção hormonal, a modificação da função de algumas proteínas e do metabolismo. A modificação ou uma anomalia desses genes não é jamais a única causa de um ganho de peso ou obesidade, nem sua causa principal, e os hábitos alimentares além da educação, tomam uma parte importante na sua aparição ou agravamento. A obesidade é em constante aumento nos países industriais, afetando aproximadamente 30% dos americanos, em torno de 12% dos franceses e as crianças são as mais afetadas. A obesidade aumenta perigosamente os riscos de algumas patologias como as doenças cardiovasculares. Ao contrário do que se pode pensar, a obesidade afeta mais comumente as crianças vindas de meios socioeconômicos desfavoráveis. É um problema grande de saúda público pelas suas repercussões sobre a saúde física e psicológica.

Manifestações

a manifestação principal da obesidade é um aumento da massa gorda do corpo. A definição é baseada sobre um cálculo chamado de IMC para índice de massa corporal" que corresponde à divisão do peso em quilogramas
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Obesidade', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.