Jogos de computadores para crianças

Os pais e as crianças precisam definir conjuntamente quanto tempo elas podem passar jogando no computador. Especialistas fornecem apenas uma orientação aproximada de quanto tempo uma criança deve gastar com computador e videogames.

Referência por idade

Como um guia, os pais podem seguir a referência abaixo, sobre o tempo de jogo adequado para cada crianças. Embora, como dito anteriormente, outros fatores também são importantes na equação. Até sete anos de idade, o tempo máximo na frente da tela do computador é de 30 minutos. De oito a nove anos, 45 minutos; de 10 a 11 anos, 60 minutos; de 12 a 13 anos, 75 minutos.

Quanto tempo uma criança pode jogar?

Aqui a idade da criança desempenha um papel importante. Quanto é apropriado, também depende do tipo de jogo e, especialmente, o tempo dedicado a outras atividades. Mas o tempo que as crianças devem passar jogando no computador também depende do dia a dia da criança quando ela não está na frente da tela.

Conselhos sobre utilização de jogos

Proibições gerais não trazem muito resultado. Se a criança não pode jogar em casa, ela vai jogar com amigos, vizinhos ou outro lugar. Familiarize-se com os jogos que a criança brinca. Você só pode julgar o que conhece.

Defina regras realistas. Se você permitir, por exemplo, que seu filho jogue 20 minutos por semana, isso só vai criar conflitos, porque o limite é muito curto. Em vez disso, você deve definir um prazo realista (por exemplo, 45 a 60 minutos por dia, dependendo da idade).

O tempo deve ser combinado dependendo se a criança fez sua lição de casa e também lançando um olhar sobre outras atividades do dia. Também determine onde o jogo é permitido (sala de estar, quarto, etc) e que jogos são permitidos.

Não hesite em falar com seu filho sobre o assunto. Tente ficar por dentro das novidades e acompanhar a criança jogando. Em muitos casos, você também pode brincar junto com ela. Essa é uma das melhores maneiras de abordar uma criança e - se necessário - evitar mau uso dos videogames.

Foto: © Nagy-Bagoly Arpad - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Jogos de computadores para crianças', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade