Efeito placebo: o que é e como funciona

Um placebo é uma 'droga falsa' que não contém nenhum ingrediente ativo. Um efeito placebo ocorre quando a administração de um placebo mostra efeito terapêutico.

Medicamento placebo

Um medicamento placebo é normalmente utilizado em testes de fármacos. Nesses estudos, os participantes são divididos em dois grupos sendo que um tomará de fato o remédio que está sendo experimentado enquanto o outro receberá um placebo, comprimido no mesmo formato do original, porém sem nenhum princípio ativo em sua composição.

O que é o efeito placebo

Fala-se em efeito placebo quando um paciente recebe um comprimido de placebo e, mesmo assim, apresenta melhora em sua condição. Muitas vezes, médicos que suspeitam de que o problema do paciente seja de ordem emocional ou por hipocondria receitam um placebo (sem o conhecimento do paciente) para analisar se a condição passará.

Eficácia do efeito placebo

O efeito placebo é observado em todas as idades e ocorre igualmente entre homens e mulheres. Além disso, há muitos estudos demonstrando a eficácia do efeito placebo até mesmo entre animais. A eficácia do placebo depende tanto do paciente quanto da doença (condições graves jamais poderão ser curadas com placebo), mas principalmente da relação de confiança desenvolvida entre médico e paciente. Casos de profissionais que já conhecem o perfil de seus pacientes e pessoas que confiam no sucesso da prescrição de seus médicos têm possibilidade muito maior de apresentar efeito placebo.

Como funciona o efeito placebo

Vários fatores podem levar a variações na intensidade do efeito placebo. Entre eles estão medicação e via de administração (tamanho, forma, cor, sabor, frequência de uso, embalagem etc). É comprovado, por exemplo, que pílulas placebo amargas são mais eficazes do que pílulas de sabor neutro. Outros fatores são a relação médico-paciente, como visto acima, expectativas do paciente e tipo da doença. Doenças psicossomáticas, por exemplo, têm altas chances de serem tratadas com placebo, caso os outros fatores já descritos estejam presentes.

Impacto mensurável do efeito placebo

De um modo geral, o placebo têm um efeito mais rápido do que o fármaco real. A terapia placebo não só resulta em bem-estar subjetivo do paciente, mas também é objetivamente mensurável. Por exemplo, impacto sobre a pressão arterial, a produção de ácido no estômago, o diâmetro da pupila, os resultados do sangue, a produção de esteroides, os níveis de glicose e de colesterol do sangue, etc.

Efeito nocebo

O termo efeito nocebo significa a ocorrência de uma reação física negativa, que não se devem aos efeitos colaterais de uma terapia ou droga. Em casos mais extremos, uma substância completamente inofensiva causa vômitos, tonturas, desmaios e outros problemas. Os sintomas mais comuns de efeito nocebo são cansaço (25%), queixas gastrointestinais (16%), dificuldade de concentração (13%), dor de cabeça (12%) e tremores (11%).

Foto: © OLEKSANDR MARYNCHENKO - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Efeito placebo: o que é e como funciona', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade