Acidente isquêmico transitório (AIT)

O acidente isquêmico transitório (AIT) é um acidente neurológico isquêmico que se prolonga por alguns instantes, em geral menos de uma hora, e que não causa lesão cerebral visível em um exame de ressonância magnética.

Quando ocorre o AIT

O AIT se dá quando a circulação sanguínea cerebral é bloqueada por um coágulo. O acidente passa e não deixa sequelas tão logo o coágulo desaparece. O AIT surge de forma repentina e também desaparece rapidamente.

Consequências do AIT

O grande problema do AIT é que ele pode desencadear um acidente vascular cerebral (AVC) se o paciente não for atendido imediata e corretamente. Mais grave, o AVC pode deixar sequelas e matar o paciente. Em média, 10% das pessoas que sofreram um AIT sem atendimento correto sofrem AVC ou infarto cerebral na semana seguinte à primeira ocorrência, sendo que 5% delas sofrem o AVC em até 48 horas. Existem dois tipos de AVC: isquêmico e hemorrágico.

Causas do AIT

O acidente vascular isquêmico representa mais de 80% dos casos de acidentes vasculares cerebrais. Ele pode ocorrer de duas formas. O AVC trombótico é provocado por um coágulo sanguíneo formado no interior de uma artéria cerebral. A placa de ateroma obstrui a circulação, favorecendo a formação de trombos. Já o AVC embólico ocorre a partir de um coágulo formado em outra parte do corpo, por exemplo uma artéria que irriga o coração. Esse coágulo migra para o cérebro por meio dos vasos sanguíneos e provoca o AVC.

Como identificar um AIT

Não negligencie sintomas que parecem sem gravidade, como dificuldades de movimentar os membros de um dos lados do corpo, visão embaçada, dificuldades de fala, vertigens, formigamentos nas extremidades do corpo. Caso perceba um desses sintomas, ligue imediatamente para a emergência.

Tratamento para acidente isquêmico transitório

Se o paciente for atendido rapidamente, um exame de ressonância magnética pode verificar que o incidente não teve consequências graves, sem a ocorrência de hemorragia cerebral, por exemplo. Logo em seguida, o início de tratamento preventivo, como uma simples aspirina, diminui os riscos de um AVC subsequente.

Foto: © corbac40 - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Acidente isquêmico transitório (AIT)', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade