Otospongiose

Novembro 2017


Definição

uma otospongiose é uma patologia que afeta o ouvido interno e o ouvido médio. Ela afeta principalmente as mulheres jovens. Essa patologia causa uma surdez em função de um bloqueio no suporte (um dos ossos que é responsável pela transmissão de vibrações de som para o ouvido interno) que segue uma ossificação excessiva. Seria uma condição hereditária.

Manifestações

o principal sintoma é a surdez. Trata-se de uma surdez chamada de transmissão que afeta mais comumente as duas orelhas (uma depois da outra). Em um primeiro momento, zumbidos podem estar associados à baixa da audição. Essa perda de audição afeta principalmente os sons graves, já que os sons agudos continuam sendo percebidos normalmente. Enquanto isso, se agravando, a patologia afeta igualmente as frequências agudas.

Diagnóstico

o diagnóstico da otospongiose é feito através de exames clínicos e testes auditivos. Além disso, a presença de zumbidos é evocadora de uma otospongiose, em particular no paciente com em torno de 30 anos. Uma série de exames específicos permite encontrar:
  • Na audiometria, uma surdez de transmissão (em função do bloqueio da junta);
  • Na timpanometria, uma abolição do reflexo acústico (reflexo permitindo à junta de atenuar a intensidade dos sons transmitidos à orelha interna);
  • No scanner, uma ossificação anormal no nível da junta.

Tratamento

uma vez que o diagnóstico da otospongiose seja confirmado, consideramos dois tratamentos principais:
  • A colocação em prática de próteses auditivas;
  • Uma intervenção cirúrgica consistindo em substituir a junta por uma prótese e retirar o osso presente em excesso.

A escolha do tratamento será efetuada em acordo com o paciente e em função da intensidade dos sintomas (surdez, vertigens eventuais), do estado de saúde e dos antecedentes médicos.

Prevenção

a otospongiose é atualmente uma doença hereditária inacessível á prevenção. Enquanto isso, o surgimento dos sintomas em uma pessoa cujo parente é afetado pela doença deve levar a uma consulta para evitar a evolução da patologia.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Otospongiose', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.