Artrite

Novembro 2017


Definição

A artrite é uma inflamação das articulações, mas pode também afetar as outras estruturas que a compõem (tendões, ligamentos, cápsulas...). A artrite pode ter diversas origens, em particular um traumatismo, uma infecção, uma doença autoimune ou uma doença inflamatória articular crônica como a espondilartrite anquilosante ou a poliartrite reumatoide. A artrite pode afetar uma única articulação (monoartrite) por exemplo no caso de gota, diversas articulações geralmente próximas umas das outras (oligoartrite) ou diversas articulações (poliartrite) como nos casos de poliartrite reumatoide.

Manifestações

As manifestações da artrite são as mesmas de toda inflamação: vermelhidão, calor, inchaço, dores.
Os sintomas são em seguida variáveis de acordo com o problema em causa. De maneira geral, encontramos:
  • Uma dor dos tendões que podem ter tendência a desaparecer com os movimentos em caso de evolução benigna;
  • Enrijecimentos articulares;
  • Um inchaço articular, indicando a presença de líquidos na articulação;
  • Fadiga importante;
  • Aparição de nódulos em estágio avançado;
  • Inflamação do dedão e suspeita de gota.

Diagnóstico

O diagnostico da artrite pode ser feito simplesmente tendo em conta os sintomas que o paciente apresenta. O fato de encontrar uma ou mais articulações vermelhas, quentes e inchadas com uma limitação do movimento e uma dor orienta imediatamente para o diagnóstico da artrite.
Nas formas mais evoluídas, as radiografias permitem observar uma destrução do osso, mas essas são sobretudo os ultrassons e IRM que fornecem informações interessantes. É igualmente possível proceder a uma retirada de líquido articular para descobrir sinais que vão orientar o diagnóstico.

Tratamento

O tratamento da causa é indispensável em caso de diagnóstico acessível a um tratamento específico. Além disso, existem diversos métodos para curar a artrite. De um lado fazemos uso geralmente da fisioterapia que ajuda a diminuir o enrijecimento articular e amenizar as dores. O repouso da articulação é necessário para combater as dores. Podemos igualmente aplicar gelo sobre a articulação durante um curto período de tempo para amenizar a inflamação. Medicamentos existem para combater as dores, principalmente os anti-inflamatórios e quando esses não são suficientes são propostas injeções de corticoides.

Prevenção

Para evitar a artrite, é necessário antes de tudo conservar um peso correto, o que evita a sobrecarga das articulações, principalmente no caso dos membros inferiores. Além disso, em alguns casos de artrite como a gota, é recomendado evitar alguns alimentos como a cerveja e não abusar de outros como as carnes ou peixes e laticínios.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:47 por asevere.
Este documento, intitulado 'Artrite ', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.