Overdose

Novembro 2017


Definição

a overdose é uma sobre-dosagem de produtos psicotrópicos ou de uma droga que pode causar uma perda de consciência e até a morte. Falamos sobretudo de overdose em francês, ou intoxicação aguda. Os toxicomaníacos são expostos a este risco de overdose, e mais particularmente os consumidores de heroína e de morfinas que procuram neste excesso uma sensação de embriaguez. Na presença de uma pessoa apresentando sinais de overdose, é recomendado chamar socorro urgente e de colocar a pessoa em posição lateral de segurança.

Manifestações

a overdose pode se manifestar por diversas formas diferentes de acordo com a molécula em causa na intoxicação aguda:
  • Problemas da consciência;
  • Perda de conhecimento;
  • Coma, que pode ser calma com ausência de tônus, ou ao contrário, agitada;
  • Vômitos;
  • Depressão dos centros respiratórios;
  • Mioses, ou seja, pupilas contraídas;
  • Ou ao contrário midríase, pupilas dilatadas;
  • Lentidão do ritmo cardíaco ou ao contrário taquicardia com às vezes transtornos do ritmo cardíaco;
  • Parada total da respiração;
  • Parada cardíaca;
  • Morte cerebral definitiva.

Diagnóstico

Geralmente, os sintomas são evocadores durante a inspeção de todos os sinais e até a ausência deles, algumas substâncias podem estar envolvidas de acordo com os sintomas. O melhor é de ter um contato que conheça a vítima para que possamos saber quais substâncias são geralmente consumidas pela pessoa. O ambiente direto traz geralmente várias informações. Em caso de ausência de substância suspeitada, um exame de sangue permitirá dosar as diferentes moléculas possíveis e iniciar o tratamento. Aguardando os resultados, as funções vitais devem ser mantidas.

Tratamento

a hospitalização em urgência é sistemática em caso de overdose após exagero de medicamentos. A pessoa permanece em observação enquanto a ação das drogas não tenha totalmente desaparecido. O tratamento é adaptado em função da droga consumida. Algumas moléculas são conhecidas, como os antídotos específicos das drogas, e podendo ser utilizados para antagonizar os efeitos das drogas. Um protocolo de desintoxicação é em seguida considerado para que a pessoa se torne totalmente abstinente.

Prevenção

a única prevenção da overdose é a informação. É necessário conhecer:
  • Os fatores de risco e principalmente os efeitos causados pelas associações das drogas;
  • Os sinais de dependência aos produtos psicotrópicos.

Além disso, um dos principais riscos durante a utilização das drogas intravenosas é a transmissão de doenças graves como a hepatite C ou vírus da AIDS. Seringas descartáveis podem ser fornecidas para evitar essas complicações. Colocando em prática um processo de desintoxicação, a pessoa dependente pode romper definitivamente com seu vício.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Overdose', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.