Exames antes de começar a praticar esportes

Antes de iniciar a prática de um esporte é aconselhável a realização de exames médicos que apontem o estado de saúde do atleta, possíveis riscos da prática esportiva para o paciente, além da formulação de um plano de treinamento adequado.

Consulta com médico especialista

Um especialista em medicina esportiva realizará uma prova de força e resistência muscular, flexibilidade e análise da composição corporal para determinar o índice de gordura corporal.

Teste de esforço cardiopulmonar

O teste de esforço cardiopulmonar é feito para determinar o estado de saúde do atleta e seu limite de frequência cardíaca para o treinamento. Os testes de esforço são realizados de forma personalizada em uma esteira ou bicicleta ergométrica dependendo do estado de saúde prévio do paciente e suas atividades físicas de preferência.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma serve para descartar arritmias e outras alterações cardiovasculares. Caso alguma anomalia seja identificada, o paciente deve procurar um cardiologista.

Programa de exercício personalizado

A execução de um programa de exercícios personalizado é feita para indiciar o nível e tipo de trabalho aeróbio recomendado para o atleta a fim de garantir uma prática esportiva segura e um melhor rendimento do esportista.

Foto: © kurhan - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Exames antes de começar a praticar esportes', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade