Peritonite: causas, sintomas e tratamento

Dezembro 2017


A peritonite corresponde a uma inflamação do peritônio, membrana que envolve os órgãos da cavidade abdominal, tais como estômago e intestino. O peritônio é composto por duas partes: uma cobre a cavidade abdominal e a outra fica em contato direto com os órgãos. Entre elas, há uma terceira cavidade vazia. A peritonite normalmente está associada a uma infecção de um dos órgãos abdominais. Esta infecção alcança o peritônio e provoca seu rompimento.

Causas da peritonite

A inflamação do peritônio é causada normalmente por infecção iniciada em um dos órgãos do abdômen. A infecção em seguida se propaga para o peritônio. Apendicite ou úlcera não tratadas de maneira completa, por exemplo, trazem risco de desencadear uma peritonite. De maneira bem mais rara, uma infecção bacteriana direta sobre o peritônio também pode ocorrer.

Sintomas da peritonite

Em sua forma mais típica (peritonite aguda), a inflamação do peritônio provoca dores abdominais muito intensas. Elas podem ser bastante localizadas ou se espalharem por todo o abdômen. Se a dor é localizada, sua posição inicial auxilia o médico a apontar a causa e sua extensão. Além das dores, há vômitos frequentes, prisão de ventre, febre ocasional, pulso acelerado e redução da pressão arterial (hipotensão).

Diagnóstico da peritonite

O diagnóstico da peritonite é feito inicialmente com a observação e descrição dos sintomas típicos da doença por um profissional de saúde. Esse médico deverá realizar exame clínico e a palpação do abdômen apontará contração do abdômen. Exames complementares são indicados apenas para eliminar alguma dúvida antes de um procedimento cirúrgico. Análise sanguíneas podem ser pedidas para apontar a presença de marcadores de inflamação.

Tratamento da peritonite

A peritonite exige internação do paciente e cirurgia de urgência. Antes do procedimento, alguns antibióticos por via intravenosa podem ser ministrados. A cirurgia é feita por meio de incisão no abdômen para lavagem da cavidade abdominal e tratamento da causa do problema (ablação do apêndice, sutura de úlcera, entre outras). No pós-operatório, um novo tratamento com antibióticos pode ser receitado. Também é necessário repouso de alguns dias.

Foto: © Kotin - Shutterstock.com
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 14 de novembro de 2017 às 11:11 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Peritonite: causas, sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.