Petéquias

Novembro 2017


Definição

as petéquias são pequenas placas em forma de pontos, geralmente de cor vermelha violeta, visíveis sobre a pele e causadas por uma microhemorragia secundária a uma espécie de sangue de pequenos vasos subcutâneos chamados de capilares. Elas são tradicionalmente lesões evocadoras de uma púrpura, termo mais geral que define a existência dessas lesões hemorrágicas subcutâneas. As lesões de púrpura podem portanto ser petequiais, mas também equimóticas em forma de zonas mais extensas, ou espécies de estrias lineares. Em caso de petéquias, uma consulta rápida é desejada. Se elas surgirem em uma criança tendo febre e se propagarem rapidamente, uma consulta em urgência é indispensável, pois isso pode ser sinal de uma púrpura fulminante associada ao diagnóstico de meningite bacteriana até meningococo.

Manifestações

As petéquias não causam nenhuma dor nem coceiras, elas se manifestam unicamente pelo seu aspeco visual particular. Elas são principalmente localizadas nas pernas, mas elas podem aparecer sobre todas as regiões do corpo. Elas são de cor vermelha viva, para o violeta, e medindo geralmente entre 1 e 4 mm de diâmetro. Uma das suas características é de não desaparecer na manobra chamada de vitropressão, ou seja, quando uma pressão é exercida sobre a pele passando sobre a lesão.

Diagnóstico

o diagnóstico de petéquias é geralmente claro desde o exame clínico, mas um teste por vitropressão permite confirma-lo. Ao contrário das outras lesões cutâneas, as petéquias não desaparecem na vitropressão, e indicam bem que os glóbulos vermelhos saíram fora dos vasos sanguíneos. Em caso de febre associada na criança e lesões importantes com mais de 3 mm ou de extensão rápida, o tratamento é urgente, e outros exames serão realizados após a chegada no hospital. Isso se tratará principalmente de uma punção lombar e uma análise sanguínea.

Tratamento

em caso de suspeita de petéquias em relação a uma púpura fulminans, um tratamento em urgência deve ser realizado. Antibióticos serão administrados sem esperar, e uma transferência ao hospital sob acompanhamento médico é indispensável. Quando essa causa não pode ser encontrada após diversos exames, uma outra causa de aparição dessas petéquias será procurada e tratada especificamente.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Petéquias', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.