Fimose

Junho 2017


Definição

a fimose é um problema do pênis que afeta o homem. Ela é um estreitamento do anel do prepúcio, a pele que cobre a glândula, tornando dolorosa ou até impossível o descobrimento completo da glândula. Ele é geralmente de causa congenital, ou seja, presente desde o nascimento. A fimose é de fato uma patologia normal no recém-nascido, a mucosa do prepúcio sendo portanto colada na glândula através de aderências prepuciais. A fimose pode às vezes ser responsável por infecções locais em caso de higiene insuficiente na glândula, ou se ela for muito pouco comumente descoberta.

Manifestações

for a do constato de estreitamento do prepúcio e da dificuldade de descobrir a glândula, teremos poucos sintomas associados à fimose, às vezes unicamente um jato urinário mais fino e dores sentidas durante a micção (ação de urinar). Em revanche, existem complicações se a fimose não for tratada, principalmente riscos de infecções na glândula, chamadas balanites: neste caso, o pênis fica dolorido, quente, às vezes aumentado de volume, e um escoamento esbranquiçado pode aparecer espontaneamente ou na pressão do pênis. A outra consequência potencial de uma fimose é a parafimose: se forçamos a descoberta, o anel do prepúcio pode continuar bloqueado sobre o pênis na base da glândula e estrangular, causando dores e um inchaço.

Diagnóstico

O diagnóstico da fimose é evidente, suspeitado a olho nu e confirmado pela impossibilidade pelo examinador de descobrir a glândula. O diagnóstico da balanite se faz pelos sinais descritos acima, e nenhum exame complementar é necessário. A parafimose é igualmente constatada visualmente.

Tratamento

para os bebês e criança de pouca idade, nas quais a fimose é geralmente natural, o médico intervirá unicamente se a micção for prejudicada. As aderências do prepúcio serão progressivamente amenizadas sobre os primeiros anos de vida. Mais tarde, o tratamento dependerá do grau de aderência do prepúcio em torno da glândula. Ele pode ir desde o alongamento progressivo do prepúcio, através a aplicação de cremes corticoides, até a intervenção cirúrgica e circuncisão.

Prevenção

não existe meio de prevenir uma fimose de origem congenital, mas para os outros casos, é importante cuidar da sua higiene no pênis e realizar uma descoberta regular da glândula, e sobretudo não força-la em caso de fome (riscos de parafimose).

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Fimose', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.