Artrite dentária

Novembro 2017


Definição

Falamos habitualmente de artrite no caso de inflamação de uma articulação. Enquanto isso, falamos de artrite dentária quando é o ligamento que mantêm a raiz de um dente que está inflamado. Não se trata portanto de uma artrite no primeiro sentido da palavra, e é por esse abuso de linguagem que empregamos o termo artrite neste caso.
A artrite dentária possui diversas causas:
  • Um aparelho inadaptado ou um implante mal ajustado;
  • Uma cárie não tratada ou mal tratada;
  • Um choque violento causando traumatismo do ligamento.

Manifestações

a artrite dentária causa uma dor que dura vários dias e que evolui rapidamente. Essa dor é causada por uma inflamação do ligamento dentário que está comprimido. Isso causa uma mobilidade e uma destruição do dente. Temos pouco a pouco a sensação de sentir o dente mexendo como se ele fosse se cair. A artrite dentária causa igualmente a aparição de mau hálito. Em alguns casos ela pode se instalar sem nenhum motivo particular.

Diagnóstico

O diagnostico é geralmente fácil de ser feito pelo dentista. É suficiente relacionar os elementos abaixo:
  • Dores descritas pelo paciente e a sensação de um dente móvel;
  • Histórico de aparição de dores (após um trauma);
  • Uma inflamação da área;
  • A presença de mau hálito;
  • Eventualmente a presença de dores no implante dentário (é geralmente o caso).

Tratamento

o tratamento da artrite dentária começa pelo tratamento da sua causa. Ele pode consistir em reestabelecer um bom equilíbrio dentário corrigindo um implante ou uma prótese mal adaptada, ou até curar uma cárie. Geralmente, o tratamento é acompanhado de uma tomada de antibióticos e/ou anti-inflamatórios durante alguns dias para que a dor permaneça suportável durante o tempo que a inflamação leva para se curar.

Prevenção

É portanto simples prevenir uma artrite dentária adotando uma boa higiene buco-dentária. É necessário escovar meticulosamente os dentes três vezes por dia após as refeições durante 3 minutos. Não hesite em utilização fio dental ou escovas intra-dentárias para limpar as áreas de difícil acesso. É necessário igualmente fazer pelo menos uma visita anual ao dentista para assegurar que os seus dentes estão em boa saúde e consulta-los rapidamente em caso de dor.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:47 por asevere.
Este documento, intitulado 'Artrite dentária', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.