Pitiríase versicolor

Novembro 2017


Definição

a pitiríase versicolor é uma doença cutânea que se traduz pela aparição de manchas sobre a pele. Essa erupção cutânea é na verdade uma micose, uma infecção causada por um fungo microscópico, a malassezia furfur. A doença se declara principalmente nas pessoas jovens e mais comumente durante a temporada de calor, o calor sendo um meio favorável ao desenvolvimento deste fungo. A pitiríase versicolor é comum em caso de transpiração excessiva, sobre peles muito oleosas e pode ser favorecida pela aplicação de produtos oleosos como filtros solares. As manchas serão hiper pigmentadas, ou seja, de cor mais escura do que o normal para a pele da pessoa, ou mais comumente hipopigmentadas, mais claras, principalmente em peles um pouco mais escuras. Esse problema é benigno, seu único inconveniente é o aspecto por estético que resulta.

Manifestações

as manifestações da pitiríase versicolor são representadas pela aparição de manchas afetando principalmente o busto, as costas, e o couro cabeludo. Outras zonas como os braços podem ser mais raramente a sede das lesões. De acordo com a cor da pele, essas manchas podem ser mais escuras ou mais claras. A doença é visível e portanto incômoda mas não causa nem dores nem coceiras. A doença é comum no verão e tem a tendência a melhorar no inverno.

Diagnóstico

a pitiríase versicolor é um diagnóstico clínico, ou seja, baseado sobre o único sintoma que ele causa: as manchas cutâneas. Nenhum outro exame complementar é necessário para confirmar o diagnóstico.

Tratamento

para sanar a pitiríase versicolor, o médico ou dermatologista irá prescrever um tratamento médico à base de antifúngicos, medicamentos permitindo destruir a proliferação dos fungos. O mais comum são aplicações locais à base de quetoconazole que são prescritos.

Prevenção

é impossível prevenir a pitiríase versicolor mas sua propagação pode ser freada. Para isso é essencial:
  • Evitar as exposições ao sol para os indivíduos tendo já feito pitiríase versicolor;
  • Usar roupas de algodão, se possível não muito apertadas para evitar a maceração;
  • Um tratamento preventivo pode às vezes ser prescrito tendo períodos de altos calores para evitar o desenvolvimento do fungo.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Pitiríase versicolor', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.