Fascite plantar: tratamento e prevenção

A fascite plantar, também chamada de aponeurose plantar, é uma inflamação da planta do pé e calcanhar, partes do pé que tocam o chão ao caminhar descalço. É uma condição comum entre quem pratica esportes que exigem impulsos ou saltos (10% das pessoas que fazem corridas são afetadas). Provoca dor no calcanhar, que geralmente aparece após levantá-lo.

Tratamento da fascite plantar

Cuidados na prática de esportes

Suspender, por várias semanas, esportes que envolvem salto ou impulso, como maratona e corridas. Às vezes, é preciso parar de três a seis meses, ou mesmo um ano, até que a dor desapareça. Esportes que não causam dor como natação e ciclismo são aconselhados, desde que sejam praticados sem muito esforço.

Aplicação de gelo

Aplicar gelo várias vezes por dia pode aliviar a dor. Você pode colocar os pés em um balde de água contendo cubos de gelo, rolar uma garrafa de água gelada durante cinco minutos sob as solas dos pés, amarrar alguns cubos de gelo no pé ou colocar o pé em uma bolsa de gelo.

Fisioterapia

A prática de alongamentos ajuda a reduzir a intensidade da dor. Sente-se, colocando o tornozelo direito sobre o joelho esquerdo, pegue os dedos do pé em uma mão e, em seguida, estique lentamente antes de liberá-los. Refaça a manobra com o outro pé. Este exercício permite alongar a fáscia plantar lentamente. Também recomenda-se alongar os músculos da panturrilha lentamente, várias vezes ao dia.

Anti-inflamatório

Medicamentos anti-inflamatórios podem ser prescritos em comprimidos, mas geralmente fornecem pouca melhora.

Injeções de esteroides

As injeções de esteroides realizadas com base em uma ultrassom podem dar bons resultados.

Palmilhas ortopédicas

O uso de palmilhas ortopédicas é, às vezes, aconselhável.

Prevenção da fascite plantar

A fim de evitar o aparecimento de uma fascite plantar, é aconselhável escolher sapatos bem adaptados aos pés e trocá-los assim que estiverem desgastados. Além disso, tente praticar exercícios de alongamento e massagear seus pés regularmente. As massagens podem ser praticadas com uma pequena garrafa cheia de água gelada, rodando-a sob os pés.

Foto: © LeventeGyori - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Fascite plantar: tratamento e prevenção', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade