Pleurisia

Novembro 2017


Definição

a pleurisia é uma inflamação da pleura, a membrana que cobre o interior da parede torácica, que envelope e protege os pulmões. A pleura do pulmão é composta por duas folhas: uma qualificada como parietal revestindo a cavidade pulmonar, a outra chamada folha visceral em contato direto com os pulmões. Esses problemas podem surgir brutalmente (pleurisia aguda) ou se instalar a longo prazo (pleurisia crônica). Distinguimos igualmente a pleurisia com inchaço (um líquido se escoando e se acumulando em torno dos pulmões) e da pleurisia seca, chamada portanto de pleurite. As diferentes causam da pleurisia podem ser um traumatismo, uma infecção, uma inflamação das estruturas vizinhas, um tumor cancerígeno, às vezes uma insuficiência cardíaca.

Manifestações

a pleurisia se manifesta habitualmente por uma dor torácica localizada sobre um lado do tórax, uma tosse, classicamente causada por uma mudança de posição, dificuldades respiratórias, de um acúmulo de líquido é importante. Se a causa for uma infecção, febre é comumente encontrada.

Diagnóstico

o diagnóstico da pleurisia é evocado diante dos sinais descritos pelo paciente. Fora isso, a auscultação dos pulmões encontrará sinais geralmente muito suspeitados, traduzidos pela presença de líquido na pleura: os sons classicamente ouvidos na auscultação são diminuídos ou ausentes sobre um único pulmão geralmente, e na sua base, sobem mais ou menos alto. A confirmação é muito simples de efetuar através de uma radiografia dos pulmões mostrando a presença de líquido na pleura. Outros exames, tais como um scanner ou ultrassonografia são às vezes realizados para procurar uma causa. Uma análise do líquido contido na pleura com punção é igualmente possível.

Tratamento

ele será intimamente ligado á causa da doença, que deve absolutamente ser tratado em prioridade: antibióticos em caso de infecção bacteriana; antituberculosos diante uma tuberculose, quimioterapia quando trata-se de células cancerígenas... Além disso, a pleura deve estar vazia do seu líquido, e uma punção com aspiração pode ser necessária em urgência em caso de sinais de estado ruim do paciente.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Pleurisia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.