O que fazer quando a camisinha estoura

Abril 2017

Quando o preservativo estoura durante a relação sexual há risco de contágio de doenças sexualmente transmissíveis. Em caso de ejaculação após o rompimento da camisinha, também há possibilidade de gravidez.


Como evitar as DSTs

Evite produtos higiênicos agressivos, limitando-se a lavar os órgãos genitais com água. Isso não significa que você estará imediatamente protegido contra as DSTs, mas os riscos de infecção serão menores. Se houve contato de sangue, esperma ou líquido vaginal com alguma ferida aberta, realize a desinfecção com álcool. Se existe risco real de infecção procure uma unidade de saúde em até 48 horas para que seja indicado o tratamento mais adequado para evitar contágios. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a profilaxia pós-exposição (PEP) ao HIV para ser tomado após uma relação sexual desprotegida. Do mesmo modo, realize o teste de HIV em até 15 dias e repita o exame três meses depois para assegurar que não houve contaminação pelo vírus.

Como evitar a gravidez

Para evitar uma gravidez indesejada a única atitude eficaz é tomar a pílula do dia seguinte. O uso do medicamento pode ser feito em até 72 horas, mas o ideal é tomá-lo até 12 horas após a relação sexual para que a eficácia seja máxima. Quanto mais tempo passar, menor será a proteção proporcionada pela pílula e, consequentemente, maior o risco de a mulher engravidar.

Precauções para evitar que a camisinha estoure

Para evitar que o preservativo se rompa, não utilize os dentes ou objetos cortantes para abrir a embalagem da camisinha. Use apenas as mãos tomando cuidado para não arranhar o preservativo ao desenrolar. Obedeça às instruções de colocação da camisinha, segurando a parte de cima do preservativo para evitar que a pressão do ar estoure o produto. Além disso, o uso de um lubrificante facilita a penetração e reduz o risco de rompimento. Fique atento também ao tamanho do preservativo e escolha um modelo adequado ao seu pênis.

Foto: © greenhall - Shutterstock.com

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por Pedro.Saude. Última modificação: 1 de março de 2017 às 10:24 por Natali.Saude.
Este documento, intitulado 'O que fazer quando a camisinha estoura', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.