Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte

O uso da pílula do dia seguinte faz surgir inúmeras dúvidas e perguntas entre mulheres, especialmente sobre os efeitos colaterais que pode causar. É importante ressaltar que o contraceptivo de emergência deve ser tomado no prazo de 72 horas após a relação sexual de risco e que a sua eficácia não é 100%.

Efeitos adversos da pílula do dia seguinte

A maioria das mulheres que fazem uso da pílula do dia seguinte não apresentam efeitos colaterais. No entanto, parte delas sofre alguns problemas. Os mais comuns são ocorrência de náuseas e vômitos. Caso o vômito ocorra menos de quatro horas após a ingestão do contraceptivo a mulher deve tomar o medicamento novamente para garantir sua absorção pelo organismo e evitar uma possível gravidez. Além destes efeitos, a pílula emergencial pode causar sangramentos não menstruais, fadiga, dor de cabeça e dor abdominal.

Sangramento após tomar a pílula do dia seguinte

A ocorrência de sangramentos vaginais não relacionados com a menstruação após tomar a pílula do dia seguinte é uma ocorrência comum e, se as perdas não forem muito abundantes ou se prolongarem por muitos dias, não deve trazer preocupação à mulher.

Duração dos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte

Assim como a ocorrência de efeitos colaterais, a duração destes também varia de mulher para mulher. Algumas delas sofrem com esses problemas por algumas poucas horas enquanto em outras eles se prolongam por dois ou três dias.

Efeitos colaterais a longo prazo da pílula do dia seguinte

Mulheres que fazem uso frequente da pílula do dia seguinte podem desenvolver irregularidade crônica do ciclo menstrual. Esse problema tem como subproduto aumentar os riscos de uma gravidez após relações sexuais desprotegidas tendo em vista que a mulher terá menos controle sobre a frequência de suas menstruações. É importante salientar que a pílula do dia seguinte não deve ser utilizada como método contraceptivo regular.

Foto: © areeya_ann - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade