Tratamento inovador da asma severa

Afecção crônica das vias aéreas, a asma afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Em certos casos, a doença não é controlada por nenhum dos tratamentos à disposição atualmente, recebendo o nome de asma severa.

Majoritariamente feminina, essa forma da doença se caracteriza pela ocorrência de uma sucessão de crises de asma que limitam a respiração do portador e exigem o uso contínuo de medicamentos corticoides para seu controle.

Tratamento promissor

Uma equipe do Centro de Pesquisa Cardiotorácica de Bordeaux, na França, descobriu que pessoas com asma severa apresentavam aumento do volume do músculo liso brônquico e uma entrada anormal de cálcio nas células desse músculo, que é responsável pela multiplicação celular. Os pesquisadores também descobriram que o medicamento Gallopamil bloqueia a entrada de cálcio e impedia a proliferação das células. As hipóteses foram confirmadas através de um estudo clínico.

Resultados do estudo

No estudo clínico realizado com portadores de asma severa, os pesquisadores observaram que o tratamento por 12 meses com Gallopamil promoveu a redução do músculo liso brônquico entre os pacientes, bem como a diminuição em até quatro vezes das crises de asma, antes recorrentes. Os resultados positivos do tratamento, aliás, se mantiveram mesmo após a interrupção do uso dos remédios. Para assegurar a eficácia do tratamento com Gallopamil, os pesquisadores agora necessitam realizar um novo estudo, envolvendo mais pacientes.

Financiamento dificultado

Apesar dos resultados promissores, a equipe de pesquisadores têm encontrado dificuldades para conseguir financiamento para o novo estudo. Há uma reticência da indústria farmacêutica em apoiar a iniciativa tendo em vista que o Gallopamil já é utilizado em diversos países para o tratamento de arritmia cardíaca e seria, portanto, facilmente disponibilizado por qualquer grupo farmacêutico concorrente tão logo sua eficácia ficasse comprovada.

Foto: © wavebreakmedia - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Tratamento inovador da asma severa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade