Polaquiuria

Novembro 2017


Definição

a polaquiúria não é uma doença em si, mas o sintoma relativo á diversas doenças urinárias. A poliquiúria se define pela frequência anormalmente elevada das micções, sem que a quantidade de urinas diárias seja aumentada. Falamos habitualmente de polaquiúria acima de 8 micções sobre um período de 24 horas ou da necessidade de levantar mais de uma vez por noite para urinar, caso no qual falamos de polaquiúria noturna. Entre as causas, um certo número de doenças inflamatórias podem causar uma polaquiúria como a uretrite, a cistite, e a prostatite no homem cujas afeições prostáticas são geralmente suspeitadas. Principalmente a hipertrofia benigna da próstata ou o câncer de próstata. Doenças causam uma hiperatividade do músculo detrusor, músculo da micção, são igualmente de causas frequentes. Além disso, em caso de esvaziamento incompleto da bexiga (falamos de resíduo pós-miccional), a vontade de urinar surgindo mais frequentemente, e micções de menor quantidade são mais comuns durante o dia. Por fim, origem psicológicas são possíveis.

Manifestações

os sintomas da poliquiúria são os seguintes:
  • Micções mais numerosas durante o dia;
  • Se levantar diversas vezes à noite para urinar, superior a duas vezes;
  • Uma vontade mais frequente de urinar.

Em paralelo, outros sinais de problemas da micção podem estar presentes e devem ser procurados como na necessidade de forçar para urinar, gotas retardatárias, e escapes urinários, queimações: esses sinais orientam a pesquisa de uma causa da polaquiúria.

Diagnóstico

O diagnóstico da polaquiúria é feito pelo interrogatório do paciente, desde que seu número diário de micções ultrapasse 8 vezes por dia, ou a partir de duas levantadas para urinar á noite. Em seguida, um exame físico com toques pélvicos (retal e vaginal na mulher), um exame uro-genital, e um exame neurológico são realizados. Um exame citobacteriológico das urinas sobre uma amostra permitindo definir uma eventual origem infecciosa à polaquiúria. Geralmente, um exame urodinâmico é efetuado. Ele corresponde à análise de uma micção completa (duração, força do jato, quantidade emitida) associada a uma ultrassonografia pós-miccional para controlar se restam urinas nas bexigas. Uma ultrassonografia das vias urinárias e da próstata no homem é frequentemente realizada além de uma cistoscopia, um exame permitindo visualizar o interior da bexiga.

Tratamento

para tratar a polaquiúria, o tratamento da sua causa é necessária. Uma infecção deve ser tratada por eventuais antibióticos. Em caso de hipertrofia benigna da próstata, medicamentos visam diminuir o volume da próstata são associadas a medicamentos diminuindo a resistência ao escoamento das urinas, os alfa-bloqueadores. Nos casos mecânicos da polaquiúria mais complicadas, o tratamento cirúrgico é considerado.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Polaquiuria', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.