Polinevrite

Novembro 2017


Definição

A polinevrite, também chamada de polineuropatia, é um problema que afeta o sistema nervoso periférico, ou seja, os nervos emitidos do cérebro e da medula espinhal (compondo os dois sistemas nervosos centrais). Ela afeta geralmente as fibras nervosas mais longas e causa problema sensitivos e motores nos territórios inervados por esses nervos. A polinevrite pode ser causada por diversos fatores cujos principais são a evolução de uma diabetes, a intoxicação crônica pelo álcool, e alguns medicamentos tomados principalmente durante quimioterapias. Causas mais raras afetam outras substâncias tóxicas, infecções, algumas doenças hereditárias. E evolução da polinevrite é geralmente lenta.

Manifestações

Os sintomas da polinevrite são a aparição insiduosa e progressiva, afetando geralmente os dois membros, sobretudo inferiores, de maneira simétrico e mais para as extremidades:
  • Formigamentos, picotes agrupados sob termo de parestesia;
  • Uma impressão de queimadura;
  • Uma diminuição da sensibilidade;
  • Dores musculares;
  • Uma atrofia muscular;
  • Problemas motores são geralmente menos comuns.

Diagnóstico

o diagnóstico da polinrevrite se faz através de um exame neurológico avaliando a força global dos membros e a sensibilidade nos territórios afetados. Às vezes, uma biopsia neuromuscular além de um eletromiograma serão efetuados para medir a velocidade da condução nervosa e o tempo de reação dos órgãos aos diferentes estímulos realizados.

Tratamento

existem tantos tratamentos quanto causas da polinevrite. Quando trata-se de uma quimioterapia, o tratamento consistirá em um equilíbrio das doses do tratamento. Em caso de diabetes, um controle estreito da doença limitará a evolução do problema dos nervos periféricos. A abstinência etílica será recomendada em caso de intoxicação causada pelo álcool, além da interrupção de outras toxinas potencialmente envolvidas. Quando trata-se de uma carência alimentar, uma cura de vitaminas B1 poderá se prescrita ao paciente.

Prevenção

alguns fatores da polinevrite podem ser evitados como o álcool. Ele é portanto indispensável de moderar o consumo e de ter um regime alimentar equilibrado. Também é fortemente recomendado evitar manipular muito e se proteger de materiais tóxicos.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Polinevrite', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.