Beba água antes das refeições para emagrecer

Fazer um regime e perder peso é uma das principais preocupações entre mulheres e homens de todo o mundo. Praticar atividade física regularmente e adotar alimentação equilibrada são os dois conselhos principais para quem deseja perder os quilinhos a mais de maneira correta. Mas uma nova dica se soma ao grupo. Estudo da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, revelou que beber 500 mililitros de água meia hora antes das refeições pode contribuir para a perda de peso de adultos obesos ou com sobrepeso.

Perda de peso mais efetiva

O estudo britânico acompanhou 84 adultos com obesidade durante 12 semanas. Metade deles foi instruída a beber água 30 minutos antes das refeições enquanto a outra metade foi instruída a se manter longe de líquidos durante esse período. Sucos açucarados e refrigerantes foram proibidos para todos os participantes.

Os resultados mostraram que aqueles que beberam água comeram menos que o outro grupo. Segundo os pesquisadores, a explicação está na sensação de saciedade e a distensão do estômago promovidas pelo consumo de água.

Ao final dos três meses de experimento, os voluntários que haviam consumido água antes de comer perderam, em média, 1,3 kg a mais que os integrantes do outro grupo. A perda foi ainda mais substancial entre aqueles que tomaram água antes de todas as três refeições do dia. Entre eles, a perda foi de 4,3 kg a mais.

Cuidados a tomar

Apesar dos bons resultados demonstrados pelo estudo, os pesquisadores garantem que é essencial para o sucesso de qualquer dieta a prática associada de atividade física. Eles também apontam para a necessidade de consultar um profissional de saúde toda vez que se deseje iniciar um novo regime alimentar.

Além disso, os pesquisadores ingleses afirmam que a água consumida antes das refeições é metabolizada e eliminada rapidamente. Para prolongar os efeitos da saciedade, é importante iniciar as refeições com alimentos ricos em água, como frutas e alimentos crus.

Foto: © grafner - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Beba água antes das refeições para emagrecer', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade