Os benefícios da hidroginástica


Associada geralmente a pessoas idosas, a hidroginástica é uma atividade física completa, suave e fácil que atua de maneira eficaz na promoção de saúde e bem-estar. Fazer exercícios na água pode ajudar na perda de peso e manutenção da forma. Os benefícios podem ser percebidos por praticantes de qualquer idade e é especialmente indicada para quem está acima do peso.

Vantagens da hidroginástica

Os benefícios da ginástica aquática são muito variados, mas todos estão relacionados com a água, que permite a prática de exercícios de baixo impacto, essencial para pessoas acima do peso, pois a ocorrência de lesões de tendões, por exemplo, é quase impossível.

Por outro lado, o corpo ganha maior flexibilidade debaixo da água devido à menor força gravitacional. As articulações também são favorecidas. Além disso, a hidroginástica é divertida, socializante e ajuda a relaxar. Os exercícios também desenvolvem a musculatura de modo mais rápido que atividades terrestres.

Indicações da hidroginástica

Por ser um exercício de baixo impacto, a hidroginástica é indicada para pessoas com dores nas costas, articulações e durante a recuperação física de lesões. A alta densidade da água aumenta a resistência muscular e o tônus, sendo ideal para modelar a silhueta.

Gasto calórico da hidroginástica

Uma hora de aula de hidroginástica pode queimar de 450 a 700 calorias se for seguido o ritmo de atividade determinado pelo treinador e de acordo com a idade do praticante. O ideal é praticar de duas a três vezes por semana.

Foto: © lopolo - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Os benefícios da hidroginástica', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade