Presbitia

Novembro 2017


Definição

A presbitia é um problema da visão que torna difícil a leitura ou trabalho de perto causado pelo envelhecimento do olho. O distúrbio se manifesta geralmente a partir dos 50 anos, no mínimo aos 40 e no máximo aos 60 anos. Entre esses dois lapsos de tempo, a presbitia evolui rapidamente da onde vem a necessidade de trocar de óculos frequentemente. A cristalina se endurece com o a idade, impedindo assim uma acomodação correta, ou seja, que a cristalina não é mais capaz de modificar seu raio de curvatura para fazer convergir os raios luminosos sobre a mácula, centro ótico da visão na retina. Vale ressaltar que as pessoas míopes se tornam présbitas mais cedo e os hipermétropos mais tarde.

Manifestações

os sintomas da presbitia são:
  • Uma incapacidade de ver os objetos de perto;
  • A necessidade de ler um livro ou jornal para a leitura;

Diagnóstico

o diagnóstico da presbitia é simples. O médico suspeita diante da aparição de sintomas prescritos em uma pessoa cuja visão é antes normal ou bem equilibrada por sua correção ótica. Um teste de leitura das cartas a distância é realizado e uma consulta em um oftalmologista é portanto recomendada para a confirmar a condição, determinar sua importância e colocar em evidência o tratamento adaptado.

Tratamento

A presbitia se trata pela utilização de óculos de correção de tipo convergente, que permitirá a correção do trajeto dos raios luminosos para uma visão limpa de perto. Para isso, existem óculos de correção meia-lua, comportando um uso duplo, ou ainda óculos de leitura progressivos, permitindo ver de longe e de perto, o que permite evitar de ter mudanças de pares de óculos para a visão de longe e a de perto. Existem também lentes que fazem a mesma função que esses óculos, mas sua utilização na presbitia é menos fácil que os óculos de correção. A cirurgia não é ainda desenvolvida para a presbitia.

Prevenção

a presbitia sendo uma doença ligada à idade, não existe meio de preveni-la.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 24 de novembro de 2016 às 11:45 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Presbitia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.