Artrose lombar

Novembro 2017


Definição

a artrose é uma doença crônica da cartilagem de uma articulação. As articulações submetidas a forças e tensões grandes, como os joelhos, quadris ou aquelas situadas entre as vértebras, principalmente as mais baixas, são as mais expostas à artrose. Em caso de artrose lombar, as zonas de articulação das vértebras mais frecuentes podem ser varias, entre elas disco intervertebral ou facetas articulares.
A artrose lombar é relativamente comum, pois essa parte do corpo (a parte baixa das costas) é muito utilizada em movimentos simples do dia a dia além de suporta uma grande parte do peso do corpo. Ela pode ser causada por diferentes esportes (halterofilia, musculação, etc.) mas também no cotidiano para os arrumadores ou motoristas por exemplo.

Manifestações

a principal manifestação da artrose lombar (que também é chamada de discopatia degenerativa) é a dor na parte baixa das costas (lombalgia). Ela é acompanhada por um enrijecimento articular e portanto uma diminuição da mobilidade lombar.
Se a artrose comprime os nervos, teremos igualmente uma ciática por compressão do nervo que leva o mesmo nome que pode causar dores nas pernas indo até os dedos. A artrose lombar pode igualmente ser combinada com uma hérnia de disco, saliência anormal do disco que provoca os mesmos sintomas.

Diagnóstico

o diagnóstico da artrose lombar começa por observação do paciente e das suas dores lombares. É importante saber sua idade, seus antecedentes de dores lombares e circunstâncias de aparição da dor.
O exame clínico consistirá em testar a flexibilidade das costas e eventualmente os reflexos dos membros inferiores. A força muscular pode igualmente ser avaliada. A procura de uma dor ao longo do nervo ciático através de uma manobra chamada de Lasègue consiste, em posição alongada, de procurar o início de uma dor atrás da perna durante a sua elevação.
Para confirmar o diagnóstico procedemos geralmente a um exame radiológico permitindo objetivar a artrose. Uma IRM são excepcionais, mas pode ser necessário para a constatação de uma hérnia de disco.

Tratamento

a artrose não se cura, mas podemos limitar as dores que ela causa. O tratamento da artrose lombar se baseia na interrupção das atividades além da tomada de analgésicos. Paracetamol e anti-inflamatórios serão os mais comumente descritos. Miorelaxantes destinados a distender os músculos das costas podem igualmente serem utilizados.
A prescrição de corticoides pode ser recomendada em forma de injeções (diretamente na proximidade da área afetada pela artrose) ou de comprimidos. Uma solução cirúrgica pode ser necessária nas artroses evoluídas, invalidantes e não controláveis por outros tratamentos.

Prevenção

é possível limitar os efeitos da artrose e atacarmos desde a aparição dos primeiros sintomas. as articulações com risco de evolução para artrose deve ser previsto dentro do possível.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:47 por asevere.
Este documento, intitulado 'Artrose lombar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.