Psicose

Janeiro 2018


Definição

A psicose é um termo psiquiátrico que define uma doença mental onde o paciente não em consciência dos seus problemas. É uma palavra genérica que designa uma perda de contato com a realidade. As psicoses têm em comum a presença de delírio - episódios de visão distorcida da realidade com discursos e ideias contrárias aos fatos - associado a uma síndrome dissociativa, problemas afetando o funcionamento intelectual, o comportamento e as emoções. A psicose aparece geralmente no adulto jovem, mas sinais evocadores de uma evolução psicótica podem ser detectados às vezes desde a infância. Essa patologia é incurável e dura toda a vida do paciente. Distinguimos duas grandes categorias de psicoses com um lado da esquizofrenia, e do outro, as psicoses crônicas não esquizofrênicas.

Manifestações

A psicose se manifesta como: ideias delirantes, não correspondendo á realidade;
  • Problemas da personalidade;
  • Problemas de pensamento que aparecem geralmente desorganizados;
  • Problemas das emoções;
  • Comportamentos estranhos com modificação do humor;
  • Às vezes uma pulsão do gesto violento contra si e os outros;
  • Isso resulta em dificuldades de integração social e uma degradação da qualidade de vida cotidiana.

Todos esses sintomas não são absolutamente reconhecidos pelo paciente, que não tem consciência desses transtornos.

Diagnóstico

o diagnóstico vai se basear sobre a observação dos sinais clínicos e o diagnóstico da psicose será feito apenas após diferentes sessões. Um certo número de exames complementares, como uma análise sanguínea e às vezes um scanner cerebral, serão realizados para eliminar uma origem orgânica a esses sintomas.

Tratamento

o tratamento da psicose deve ser precoce para ser mais eficaz. Os tratamentos desses tipo de problemas se baseiam sobre uma combinação de medicamentos, antipsicóticos e um tratamento psiquiátrico. Esse suporte vai se estender também aos membros da família. Um indivíduo afetado pela psicose há muito tempo pode após um longo período de tratamento, gerir sua doença com um acompanhamento regular.

Prevenção

alguns sinais evocadores de uma possível evolução para uma psicose podem ser descobertos desde a infância. Um diagnóstico feito precocemente permite um tratamento mais rápido e geralmente impede um possível retorno autístico.
Publicado por asevere. Última modificação: 25 de novembro de 2016 às 07:19 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Psicose', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Psoríase reumatoide
Pielonefrite