Psicose alucinatória crônica

Definição

a psicose alucinatória crônica é uma patologia psiquiátrica que se manifesta por um delírio alucinatório. Uma alucinação é uma sensação patológica percebida na ausência de todo estímulo. É uma percepção sem objeto. Essa síndrome surge geralmente na mulher, em idade avançada. A estrutura mental do paciente é normal. A evolução da doença alterna períodos de remissão com momentos de agravamento. Em geral, nos meses que precedem a doença, um evento marcante surge, como dificuldades profissionais, econômicas, um divórcio, uma perda... É necessário distinguir a psicose alucinatória crônica de outros problemas delirantes como a paranoia e esquizofrenia.

Manifestações

os sintomas da psicose alucinatória crônica são os seguintes:

  • Ideias delirantes, contrárias aos fatos objetiváveis;
  • Alucinações auditivas, o paciente ouve vozes;
  • Alucinações cenestésicas, ou seja, a percepção de sensações táteis como carícias ou toques;
  • Mais raramente, alucinações visuais, gustativas ou olfativas;
  • Problemas emocionais.

Diagnóstico

o diagnóstico da psicose alucinatória crônica é feito por um psiquiatra, após diversas sessões. Nenhum outro exame complementar é necessário para o diagnóstico, mesmo se alguns exames, tais como um exame sanguíneo ou imagem cerebral, possam ser realizados para eliminar uma origem orgânica aos problemas.

Tratamento

o tratamento da psicose alucinatória crônica ou de uma parte médica e se baseia sobre tratamentos antispsicóticos, geralmente neurolépticos. O tratamento não é curativo, mas ele trata os sintomas da doença. Do outro lado, um tratamento psicoterapêutico é necessário. Um tratamento social é geralmente conjunto e permitirá proteger o paciente sobre o plano jurídico a domicílio.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Psicose alucinatória crônica', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade