Rotavírus: sintomas e vacinação

Dezembro 2017

O rotavírus é um vírus da família Reoviridae que causa diarreia grave frequentemente acompanhada de febre e vômitos. É atualmente um dos agentes mais importantes causadores de gastroenterites - inflamações no sistema intestinal - e de óbitos de crianças menores de cinco anos em todo mundo.


Definição de rotavírus

Como a doença pode surgir de forma fulminante, em certas circunstâncias, a perda de líquidos pode ser grande e oferecer riscos de vida a crianças pequenas. Por esse motivo, muitas crianças que foram infectadas com o rotavírus precisam ser tratadas no hospital. A maioria das crianças se infecta nos primeiros anos de vida, porém os casos mais graves ocorrem principalmente em crianças de até os dois anos de idade.

Sintomas da infecção por rotavírus

A infecção por rotavírus é caracteriza por diarreia de início abrupto, acompanhada por vômitos em 50% dos casos, febre alta, podendo evoluir rapidamente para desidratação severa.

Vacinação contra rotavírus

A vacinação contra o rotavírus se iniciou no Brasil em 2006. A vacina é por via oral e, em geral, bem tolerada e deve ser iniciada com a idade de seis a doze semanas. Existem dois tipos de vacina - a monovalente, que protege contra um tipo do vírus, e está disponível na rede do SUS, e a pentavalente, que protege contra cinco tipos do vírus, está disponível apenas na rede privada de saúde.

Aplicação da vacina contra rotavírus

Geralmente, a vacina é aplicada simultaneamente com as Tetravalente (DTP/Hib) e Sabin. O esquema de vacinação contra o rotavírus é recomendado aos dois e quatro meses de idade, com intervalo mínimo de quatro semanas entre as duas doses.

Foto: © rasslava - 123RF.com
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por Joana.Saude. Última modificação: 25 de outubro de 2017 às 15:28 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Rotavírus: sintomas e vacinação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.