Retenção urinária

Novembro 2017


Definição

quando falamos de retenção urinária, distinguimos duas patologias quando se trata de uma retenção das urinas pontuais, ou uma retenção das urinas crônicas. A retenção aguda das urinas (RAU) é a incapacidade que vem de um indivíduo de urinar apesar do fato da sua bexiga estar cheia. A retenção aguda das urinas é diferente da anurias, que é a ausência da chegada das urinas na bexiga, geralmente de origem renal. As urinas retidas colocam em tensão as vias urinárias e são responsáveis pelas dores. A RAU pode ser causada por uma causa mecânica, como um obstáculo sobre as vias urinárias, encontrar sua origem no consumo de alguns medicamentos ou provocada por um problema neurológico. Além disso, existe a retenção crônica das urinas (RCU): ela se apresenta como um esvaziamento incompleto da bexiga com um restante de urinas chamado de resíduo pós-miccional.

Manifestações

os sintomas da retenção aguda das urinas são as seguintes:
  • Dores importantes na parte baixa do abdômen;
  • Um aumento do volume da bexiga, identificada por uma massa acima do púbis, não móvel.
  • Um estado geral de agitação e ansiedade, geralmente presente do fato da intensidade das dores e impossibilidade de urinar;
  • Uma ausência da emissão das urinas depois de algumas horas.

Diagnóstico

o diagnóstico da retenção aguda das urinas se faz por um exame físico durante o qual o médico identifica uma massa situada acima do púbis. Um toque retal completará o exame. Uma vez que o diagnóstico seja feito clinicamente, a origem da RAU será procurada secundariamente. A prioridade é de amenizar as dores do paciente. Em caso de dúvida, uma ultrassonografia vesical permitirá confirmar o diagnóstico. O exame será portanto completado após evacuação das urinas, por um ECBU, exame citobacteriológico das urinas, um exame de sangue com análise da função renal por dosagem de creatinina e o cálculo da deficiência de filtragem glomerular. No homem, a taxa de antígeno específico da próstata será igualmente medida.

Tratamento

a retenção aguda das urinas se trata em urgência, por uma evacuação das urinas na bexiga. Duas técnicas são possíveis. Geralmente nas mulheres, a sondagem vesical por introdução de uma sonda na uretra permite essa evacuação. Um método enquanto isso impossível de ser aplicado em alguns casos, principalmente em caso de patologia da uretra ou no homem onde uma prostatite será suspeitada. A segunda técnica preferencialmente utilizada no homem é o cateterismo sub-pubiano onde uma agulha é introduzida pela cavidade abdominal na bexiga. Ele também deve enfrentar contraindicações, como tomar anticoagulantes, ou a noção de hematúria, sangue na urina.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Retenção urinária', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.