Rinite crônica

Novembro 2017


Definição

a rinite crônica é uma inflamação crônica das mucosas nasais, cuja origem pode ser alérgica. Em caso de rinite crônica de origem alérgica, os sintomas podem ser permanentes, ou surgir eletivamente em alguns períodos do ano: falamos então de rinite crônica sazonal. Nas origens não alérgicas, fatores como o tabaco ou a exposição a outros poluentes podem estar envolvidos nos mecanismos da inflamação.

Manifestações

as rinites crônicas provocam os sintomas seguintes:
  • Uma obstrução nasal;
  • Uma rinorréia, ou seja, o nariz que escorre; as secreções nasais podem ser visíveis e escoar pelas narinas ou invadir por trás as fossas nasais no caso dos escoamentos posteriores;
  • Espirros;
  • Sinais alérgicos às vezes como uma conjuntivite, coceiras.

Diagnóstico

o diagnóstico da rinite crônica é estabelecido pelo interrogatório para determinar o ambiente no qual o paciente vive e encontrar uma eventual causa. Testes cutâneos serão às vezes realizados por um alergista para procurar eventuais alérgenos responsáveis. Frequentemente, um scanner dos sinus será necessário para eliminar uma rinosinusite crônica, mas o scanner não soma nada ao diagnóstico da rinite crônica.

Tratamento

uma vez que a causa alérgica da rinite crônica seja definida, será necessário evitar o alérgenos ou iniciar uma dessensibilização aos mesmos que não podem ser evitados. Quando a rinite crônica é leve e de origem alérgica, um tratamento médico à base de anti-histamínicos por via oral pode ser suficiente. Um tratamento à base de corticoides em forma de spray nasal é igualmente desejado.

Prevenção

a única prevenção da rinite crônica passa por ficar longe dos alérgenos quando eles são identificados, e evitar a exposição ao tabaco ou outras substâncias poluentes podem, com forte exposição, serem responsáveis pela aparição de uma rinite crônica.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Rinite crônica', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.