Reumatismo nas mãos

Novembro 2017

O reumatismo das mãos corresponde aos problemas que afetam as articulações das mãos. Existem diferentes patologias reumáticas das mãos e a identificação de qual dos problemas afeta o paciente com dores articulares nas mãos cabe exclusivamente ao médico especialista.


Tipos de reumatismo nas mãos

Da maneira simplificada, existem três tipos de reumatismos que podem afetar as mãos de uma pessoa: artrose, artrite e poliartrite reumatoide. A artrose é uma doença degenerativa que destrói a cartilagem das articulações, processo que desencadeia as dores. Já a artrite é geralmente provocada por uma infecção bacteriana que provoca a inflamação da articulação afetada. Por fim, a poliartrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica e que afeta principalmente as mulheres. Muitas vezes, a poliartrite, se não for tratada a tempo, complica-se e deforma a articulação.

Sintomas do reumatismo nas mãos

Os sintomas do reumatismo nas mãos são dor articular - manifestação que caracteriza qualquer forma de reumatismo -, edemas (inchaço das articulações afetadas), vermelhidão e enrijecimento das articulações. Também podem haver sinais secundários, como deformações e febre, que auxiliam na definição da patologia.

Diagnóstico do reumatismo nas mãos

Em caso de artrite das mãos, o médico efetuará um interrogatório sobre as dores sentidas pelo paciente, sua localização, fatores agravantes e amenizantes e realizará um exame físico das mãos. Essas explorações serão geralmente completadas por uma radiografia e exame de sangue para determinar a origem inflamatória, infecciosa ou degenerativa da dor. Essas análises garantem o diagnóstico diferencial entre artrose, artrite e poliartrite, bem como a ocorrência de certos sintomas específicos.

Tratamento do reumatismo nas mãos

O tratamento das dores geralmente faz uso de medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios. Ele será em seguida adaptado em função da natureza do problema reumático das mãos. Em geral, o tratamento poderá se tratar do uso de antibióticos em caso de artrite infecciosa, ou medicamentos específicos visando diminuir a evolução da doença em caso de poliartrite reumatoide.

Foto: © Fenton one - Shutterstock.com
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 12 de dezembro de 2016 às 10:12 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Reumatismo nas mãos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.