Tártaro nos dentes: o que é e como remover

O tártaro, também conhecido como placas nos dentes, é uma camada que é formada a partir de restos de comida, sais minerais, detritos celulares e milhões de bactérias que vão aderindo gradualmente aos dentes, devido à falta de higiene adequada.

Composição do tártaro

O tártaro é formado por resíduos de alimentos, pela saliva, bebida, tabaco etc. Surge então uma camada calcária que mancha os dentes e deixa-os com uma aparência suja. A placa que adquire uma coloração escura chamamos de tártaro.

Riscos do tártaro nos dentes

O tártaro é um dos problemas dentários mais frequentes. Não é apenas um problema estético, mas também pode ser um problema de saúde porque, se não for removido, pode causar complicações mais graves, como inflamação e sangramento das gengivas e até perda dos dentes.

Tártaro causa mau hálito

Sim, um dos sintomas associados ao tártaro é o mau hálito. Em geral, esse problema só se expressa em casos de tártaro avançado, mas ele também pode surgir em qualquer estágio, principalmente porque o tártaro é uma consequência da má escovação, que provoca o hálito ruim.

Dente com tártaro dói

Em geral, não. O tártaro, na grande maioria das vezes, é uma condição indolor. Por conta disso, muitos pacientes demoram muito tempo para procurar um dentista após o surgimento das primeiras placas de tártaro.

Onde se localiza o tártaro

O tártaro geralmente se encontra nas faces frontais dos dentes. É reconhecido por ter consistência dura, superfície irregular, cor marrom e causar uma sensação de amargo na boca, além de mau hálito. A placa bacteriana que não for removida das superfícies exteriores dos dentes se solidificam e se transformam em tártaro.

Como remover o tártaro

Uma vez que o tártaro tenha se aderido aos dentes a única maneira de removê-lo é por um processo conhecido como tartarectomia, que é completamente indolor.

Raspagem do tártaro

A raspagem, nome alternativo e mais popular da tartarectomia, é o principal procedimento para a remoção do tártaro dos dentes. Em média, são necessárias duas ou três sessões para a eliminação completa do tártaro, mas essa definição é feita exclusivamente pelo dentista, que decidirá também quanto à frequência do tratamento.

Prevenção do tártaro

A coisa mais importante é manter uma boa higiene dental: deve-se escovar logo depois de acordar e após cada uma das refeições do dia. As escovas de dentes devem ser pequenas e suaves, com cerdas arredondadas, permitindo o acesso a todas as partes da dentição.

Recomenda-se usar um creme dental com flúor e mudar de escova a cada dois ou três meses. Como as escovas de dentes não atingem determinados pontos interdentais, é recomendado o uso de fio dental para limpar essas áreas.

Foto: © Bunwit Unseree - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Tártaro nos dentes: o que é e como remover', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade