Ligadura de trompas: eficácia e vantagens

A ligadura ou laqueadura das trompas de Falópio é um método contraceptivo que fecha os tubos que ligam os ovários ao útero de uma mulher. As mulheres que se submetem a esta cirurgia não podem mais engravidar novamente. A ligadura é, por conseguinte, considerada um método de contracepção permanente e irreversível. Essa intervenção cirúrgica correspondente à realização da vasectomia no homem.

Quem pode fazer a ligadura das trompas de Falópio

A ligadura de trompas é um método permanente de contracepção que pode ser recomendado para mulheres adultas que saibam com certeza que não querem ter novas gestações no futuro. Há mulheres que se arrependem desta decisão e no futuro querem uma nova gravidez. Nesses casos, é necessário fazer uma outra cirurgia para religar as trompas. A porcentagem de sucesso desta nova intervenção é de 50% a 90%. Ela é, portanto, um método de planejamento familiar 'definitivo', que deve ser desencorajado em mulheres jovens, que no futuro podem se arrepender de ter realizado esta intervenção. Em geral, médicos se recusam a realizar a ligadura em mulheres ainda sem filhos e exigem um aconselhamento psicológico antes da cirurgia.

Como é feita a laqueadura

Normalmente, o procedimento é realizado por laparoscopia. É uma cirurgia ambulatorial feita sob anestesia geral ou local. Neste caso, a mulher permanece acordada, mas não sente nenhuma dor. A operação envolve a inserção de um laparoscópio (tubo estreito com uma pequena câmera na extremidade) e os demais instrumentos pela região pélvica. O procedimento pode ser feito por meio de corte, cauterização ou fechamento das trompas. A operação leva cerca de 30 minutos e pode ser realizada após um parto vaginal ou por minilaparotomia durante uma cesariana.

Eficácia da ligadura de trompas

A sua eficácia como método de planejamento familiar é de cerca de 99%. No entanto, se o fechamento não tiver êxito, há a possibilidade de uma gravidez ectópica (fora do útero) no futuro.

Vantagens e desvantagens da ligadura de trompas

Entre as vantagens da laqueadura estão sua alta taxa de eficácia, baixo risco de complicações e economia com uso de métodos contraceptivos de uso prolongado, como a pílula anticoncepcional. Por outro lado, sua principal desvantagem é a dificuldade para reverter o procedimento em mulheres que desejam ter mais filhos após a ligadura. Também não há prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Efeitos colaterais da ligadura de trompas

Existem basicamente dois tipos de consequências. Há a possibilidade de complicações a curto prazo inerentes a qualquer cirurgia como problemas na anestesia, hemorragia, hematoma e infecção da cicatriz. A longo prazo, podem haver problemas menstruais e aumento da possibilidade de cistos ovarianos. Estas duas complicações, no entanto, ainda carecem de estudos mais aprofundados para sua confirmação. Também há risco de diminuição do desejo sexual. Por outro lado, algumas mulheres experimentam aumento da libido pela impossibilidade de engravidarem.

Reversão da ligadura de trompas

Cerca de 5% das mulheres que fizeram a ligadura solicitam a intervenção para reverter seus efeitos. Esta porcentagem aumenta entre mulheres mais jovens ou divorciadas que querem um filho com o novo parceiro. A reversão só é possível se as extremidades que ficaram da ligadura tiverem mais de 6 centímetros. Caso contrário, recomenda-se à paciente tentar uma fertilização in vitro. A reversão é um procedimento mais complicado do que a ligadura, porque deve ser realizado por microcirurgia. Normalmente dura cerca de duas horas e tem eficácia entre 50% e 90%.

Foto: © Thanapun - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Ligadura de trompas: eficácia e vantagens', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade