Escorbuto

Novembro 2017


Definição

o escorbuto é uma doença muito antiga que encontramos nos navios e prisões. Ela é muito antiga, pois sua causa é hoje em dia claramente identificada e ela já foi quase que totalmente erradicada. O escorbuto está ligado a uma carência profunda e durável em vitamina C. A doença é muito nas populações que não consumem nenhuma fruta nem legumes, fontes dessa vitamina não sintetizadas pelo corpo e portanto necessariamente ingeridas pela alimentação. Se ela não for curada, o escorbuto pode ser perigoso. Os sintomas são causados pela deficiência das funções levadas pela vitamina C que agem na proteção das paredes dos vasos sanguíneos, a imunidade para a defesa do organismo, a cicatrização...

Manifestações

inicialmente, uma carência em vitamina C pode causar dores de cabeça, fadiga, emagrecimento, forte sensibilidade às infecções... Em caso de carência severa, assistimos a um exagero desses sinais e sangramentos múltiplos. As manifestações do escorbuto são diversas e incluem:
  • Fadiga;
  • Edemas, inchaços principalmente visíveis nos tecidos cutâneos;
  • Um problema bucal com lesões das gengivas que sangram facilmente: falamos de gingivorragias;
  • Um descolamento dos dentes;
  • Sangramentos do nariz chamados de epistaxis;
  • Hemorragias podendo afetar não importa qual órgão, sobretudo em estados avançados;
  • A morte, geralmente causada por uma hemorragia massiva.

Diagnóstico

para diagnosticar o escorbuto, o médico procederá a um interrogatório que se baseará sobre os antecedentes médicos do paciente além dos seus hábitos alimentares e sua higiene de vida. Para confirmar o escorbuto e portanto a carência em vitamina C, um exame sanguíneo é previsto.

Tratamento

para tratar o escorbuto, o paciente deverá receber a vitamina C e adotar uma alimentação equilibrada rica em frutas e legumes. Um acompanhamento nutricional pode ser proposto por um nutricionista. Em caso de complicações ligadas á doença, os sintomas serão curados graças a tratamentos sob medida.

Prevenção

para prevenir o escorbuto, é suficiente consumir cotidianamente a vitamina C. A dose recomendada está na ordem de 110 mg por dia.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Escorbuto', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.