Ascite

Novembro 2017


Definição

a ascite é um acúmulo de líquido ou fluido no abdômen e mais precisamente na cavidade peritoneal, localizada entre as duas camadas do peritônio (camada que reveste a cavidade abdominal), um espaço que normalmente é vazio. Essa coleta de líquido é na maior parte dos casos (quase 80%), causada por uma cirrose (doença do fígado). Mais raramente, é causada por um câncer do fígado ou do estômago, um problema hepático, uma pancreatite, uma insuficiência renal evoluída ou cardíaca.

Manifestações

a ascite é geralmente indolor, mas causa um aumento do volume de abdômen, um ganho de peso e uma sensação de peso abdominal causada pelo acúmulo de líquido. Podemos igualmente encontrar um edema dos membros inferiores e um inchaço pleural (o líquido passa entre as duas camadas da pleura que cobre os pulmões).

Diagnóstico

O diagnóstico da ascite não é simples quando ela se apresenta em pequena quantidade. São os diferentes sintomas percebidos que podem orientar o médico. Ele pode igualmente recorrer a um ultrassom(principal método diagnóstico). Quando a ascite atinge 2 litros, ela se torna visível e facilmente identificável, uma vez que o abdomen se torna fortemente dilatado pelo líquido. Ela é, portanto confirmada pelo sinal do piparote ou sinal de onda liquida que consiste em perceber do lado oposto do abdomen o impulso trasmitido pelo liquido acumulado em movimento de vai-e-vem"

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:47 por asevere.
Este documento, intitulado 'Ascite', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.