Fibrose pulmonar: sintomas e tratamento

Uma fibrose pulmonar corresponde a uma alteração dos tecidos pulmonares que se tornam rígidos e não conseguem mais transportar o oxigênio dos órgãos para a circulação sanguínea. A aparição da fibrose pulmonar é progressiva, podendo se manter estável durante meses ou anos. A doença surge geralmente entre 60 e 70 anos e é mais comum entre homens do que mulheres.

Fibrose pulmonar é grave

A fibrose pulmonar é uma doença grave que diminui consideravelmente a expectativa de vida do paciente, principalmente se o diagnóstico não for realizado rapidamente. Além disso, a fibrose pode gerar graves complicações como hipertensão pulmonar ou insuficiência respiratória.

Causas da fibrose pulmonar

Diversos fatores podem provocar uma fibrose pulmonar. Doenças autoimunes, como lúpus e poliartrite, ambiente de trabalho com alta concentração de gás e fumaça, uso de certos medicamentos, infecções virais e bacterianas e histórico familiar. Em alguns casos, a doença não apresenta causa definida.

Fibrose pulmonar idiopática

A fibrose pulmonar idiopática é aquela que não apresenta causa conhecida. Seus sintomas e formas de tratamento são iguais aos de tipos da doença que têm causa definida.

Sintomas da fibrose pulmonar

Os sintomas de uma fibrose pulmonar são tosse seca, dor torácica, perda de apetite e peso, cianose e hipocratismo digital, condição que deforma as unhas da mão que aumentam de tamanho.

Diagnóstico da fibrose pulmonar

Alguns exames podem apontar a ocorrência de fibrose pulmonar no paciente, como radiografia, biópsia pulmonar e broncoscopia. Além de identificar a fibrose, esses exames permitem descartar a ocorrência de outras doenças.

Tratamento da fibrose pulmonar

Atualmente, não existe um tratamento totalmente eficaz para curar uma fibrose pulmonar. Por outro lado, o acompanhamento de um pneumologista é capaz de frear a evolução da doença a partir do uso de corticoides, assistência respiratória e reabilitação pulmonar. Fumantes com a doença devem abandonar o tabaco.

Tempo de vida da fibrose pulmonar

Em geral, a expectativa de vida de um paciente diagnosticado com fibrose pulmonar varia de dois a cinco anos. No entanto, esse tempo de sobrevida pode aumentar de maneira considerável caso a doença seja diagnosticada menos de um ano após o início dos sintomas. Além disso, mulheres, pacientes com menos de 50 anos e que não fumam também têm prognóstico acima da média.

Fibrose pulmonar tem cura

Não, a fibrose pulmonar é uma doença crônica e, portanto, não tem cura. No entanto, como já dito, um diagnóstico precoce combinado à obediência às recomendações do médico garantem que o paciente consiga reduzir o avanço da doença e suas complicações.

Foto: © Liya Graphics - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Fibrose pulmonar: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade