Sinovectomia

Novembro 2017


Definição

A sinovectomia é uma técnica cirúrgica que consiste em elevar a membrana sinovial. Ela se situa no interior da cápsula que envolve uma articulação atingida por uma patologia. Duas técnicas são possíveis. A cirúrgica pode proceder a uma abertura larga na articulação afetada, afim de retirar a cápsula synovial diretamente (falamos então de artrotomia). Ou é utilizada a técnica da artroscopia: ela permite de não abrir a articulação e utilize mais pontos de entrada a través dos quais uma minicamera e ferramentas são inseridas para efetuar o mesmo trabalho.

Indicações: Recorre-se a sinovectomia do joelho em caso de problemas com processos como infiltração, antibioterapia ou as injeções intra articulares de corticoides. Trata-se de aliviar as inflamações articulares do joelho ou a patologia infecciosa que o atinge. Ela é igualmente praticada no quadro de certas patologias inflamatórias crônicas que atingem o joelho, como a poliartrite rumantoide ou na presença de um tumor na sinóvia. Em caso de infecção no joelho que já foi operada e recebido uma prótese, essa técnica é igualmente possível. Recorre-se a ela também em caso de hemartroses (presença de sangue nas articulações) recorrentes nos pacientes hemofílicos.

Procedimento por artroscopia
Antes de uma sinovectomia de joelho, um exame pré-anestéstico sera feito. O objetivo pe de despistar toda doença que pode causar uma complicação. A sinovectomia do joelho se faz através de vários furos, afim deexplorar cada compartimento do joelho. Essa exploração é feita através de um artroscópio, tubo equipado de um sistema óptico para visualizar o interior da articulação. A drenagem é realizada após a cirurgia, assim como um curativo compressor. A hospitalização, no caso de uma sinovectomia de joelho, dura alguns dias. A perna será elevada para evitar problemas de trombose, e é aplicado gelo na articulação como antálgico. A tomada de anticoagulantes e de analgésicos é necessária. Depois, uma reeducação do joelho será feita a fim de recobrar toda sua mobilidade. É possível andar depois de doze dias com a ajuda de muletas.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Sinovectomia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.