Causas da urina com espuma

Normalmente, a urina não deve conter bolhas ou espuma. A presença de espuma na urina pode ser causada por uma variedade de condições, tais como forte micção, proteinúria, infecção do trato urinário ou fístula enterovesical (entre a bexiga e o intestino).

Urinar rápido

A espuma na urina pode ser causada por micção rápida. Às vezes, quando se demora a ir ao banheiro, pode-se eliminar grandes quantidades de urina rapidamente e com força, o que provoca a formação de espuma. Também uma urina concentrada, causada pelo baixo consumo de líquidos, pode levar ao aparecimento de espuma na urina. Urina espumosa causada por forte emissão ou desidratação não é patológica. No entanto, se ao esvaziar a bexiga com menos força e beber muita água, a espuma persistir, é preciso investigar outras possibilidades.

Proteinúria

A proteinúria - presença de quantidades significativas de proteína na urina - é uma das causas mais frequentes de urina espumosa. É normal que uma pequena quantidade de proteína seja excretada na urina, mas quando a quantidade for maior, trata-se de proteinúria. Os níveis de proteína na urina são regulados pelos glomérulos dos rins. A proteinúria ocorre quando os glomérulos estão infectados ou danificados e não podem impedir que as proteínas sejam excretadas na urina.

A proteína anormal na urina é detectada através de um exame de urina. Também pode-se encontrar quantidades excessivas de proteína na urina depois que grandes quantidades de frango, peixe ou outros alimentos com muitas proteínas sejam ingeridas. Se o corpo não quebrar as proteínas corretamente, proteínas ingeridas são eliminadas através da urina e formam espuma. Isso pode ocorrer também em pessoas que tomam suplementos proteicos. Nesses casos, é aconselhável parar de comer alimentos ricos em proteínas e ingerir os suplementos para observar se o problema persiste.

Infecções urinárias

Urina espumosa é um dos sintomas de infecção do trato urinário e, geralmente, é acompanhada por uma sensação de queimação ao urinar. A infecção que ativa os micro-organismos faz com que apareça espuma na urina.

Fístula enterovesical

A fístula enterovesical é uma conexão anormal entre o cólon e o trato urinário. Uma urina espumosa causada por fístula enterovesical pode ser indicador de condições médicas graves, como tumores, doença de Crohn, entre outras doenças.

Presença de sêmen

A presença de sêmen na urina pode causar urina espumosa no homem. Com frequência, após a relação sexual, pequenas quantidades de esperma permanecem na uretra. Esta quantidade é geralmente insignificante e não provoca o aparecimento de espuma na urina. Se houver ejaculação retrógrada (o esfíncter da bexiga não funcionar corretamente), pode aparecer espuma na urina.

Diabetes e cálculos renais

Pessoas com diabetes e pedras nos rins também podem apresentar espuma na urina.

Diagnóstico da urina com espuma

Geralmente, o primeiro exame feito é um teste de urina para descartar a presença de excesso de proteína. Outros exames complementares podem ser necessários para se chegar a um diagnóstico preciso.

Foto: © FI - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Causas da urina com espuma', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade